Os principais assuntos para ficar atento no Ibovespa hoje (Foto: Adobe Stock)
O Ibovespa futuro abriu esta segunda-feira (4) em alta de 0,15%, aos 133.200 pontos. As atenções do mercado estão em negociações tarifárias entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump, além de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de junho e o boletim Focus.
Os desdobramentos das tarifas americanas seguem ditando o rumo dos mercado nesta manhã. As tarifas “recíprocas” anunciadas por Trump entram em vigor na quinta (7), atingindo 69 países com alíquotas de até 41%.
Dólar enfrenta volatilidade em linha com o exterior
O mercado de câmbio pode ficar volátil em meio aos sinais mistos do dólar frente moedas emergentes e principais nesta manhã, refletindo o crescente desgaste institucional no Federal Reserve, após a renúncia da diretora Adriana Kugler e as pressões de Donald Trump por cortes de juros e pela saída de Jerome Powell. Nesta manhã, o dólar abriu em queda de 0,19%, negociado a R$ 5,5348.
Lula tenta negociar antes da taxação de Trump
O presidente Donald Trump surpreendeu o mercado ao postergar as tarifas de 50% aos produtos brasileiros. (Foto: Adobe Stock)
Investidores aguardam possível conversa entre Lula e Trump sobre as tarifas de 50% ao Brasil, que entram em vigor nesta quarta-feira (7). O presidente americano disse que Lula pode ligar “quando quiser”.
Enquanto isso, Lula afirmou estar aberto ao diálogo, e o governo avalia medidas de contingência para setores afetados, não incluídos na lista de isenções de cerca de 700 itens, como a compra interna de produtos que perderão mercado nos EUA.
Boletim Focus: como ficam os juros em semana de ata do Copom
O boletim Focus do Banco Central (BC) atualizou, nesta segunda-feira (4), as previsões para os principais indicadores econômicos, incluindo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e taxa Selic.
A mediana das projeções para a inflação brasileira em 2025 mostrou um novo recuo de 5,09% a 5,07%, acima do teto da meta, de 4,50%. No âmbito dos juros brasileiros, o Boletim Focus mostrou a manutenção da Selic em 15% no final de 2025.
Nesta semana, será conhecida a ata do Comitê de Política Monetária (Copom), com detalhes sobre a decisão da semana passada em manter a Selic no patamar de 15%.
Caged: o que esperar do mercado de trabalho em junho
A agenda econômica hoje conta com indicadores de emprego no Brasil. (Foto: Adobe Stock)
A mediana das estimativas do mercado indica criação líquida de 175 mil vagas com carteira assinada no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de junho, acelerando o ritmo na comparação com maio, quando houve saldo positivo de 148.992 vagas. As expectativas para esta leitura variam de 144.000 a 218.284 vagas formais.
Publicidade
Esses e outros dados do dia ficam no radar de investidores e podem impactar as negociações na bolsa de valores brasileira, influenciando o índice Ibovespa futuro.
*Com informações de Silvana Rocha e Luciana Xavier, do Broadcast