Tudo o que você precisa ficar atento no Ibovespa hoje. (Foto: Adobe Stock)
O Ibovespa futuro abriu esta segunda-feira (18) próximo à estabilidade, com leve recuo de 0,06%, aos 139.315 pontos. O mercado aguarda o encontro entre presidentes do Estados Unidos e Ucrânia, enquanto acompanha o boletim Focus e a prévia do Produto Interno Bruto (PIB).
As bolsas de valores internacionais operam com cautela antes da reunião entre os presidentes Donald Trump (EUA) e Volodymyr Zelensky (Ucrânia) e líderes europeus, em busca de um possível acordo de paz.
O encontro entre presidentes dos EUA e Ucrânia desta segunda-feira ocorre após a reunião de Trump com o líder russo Vladimir Putin, no Alasca, que terminou sem um acordo de cessar-fogo. Segundo a Axios, Trump propôs uma cúpula trilateral com Rússia e Ucrânia para sexta-feira (22).
O Índice Bovespa hoje pode ser pressionado pelo mau humor das bolsas internacionais e pela queda do minério de ferro (0,64%), mas a alta do petróleo (cerca de 0,30%) tende a suavizar as perdas.
O foco também está nas tensões comerciais com os EUA: o governo brasileiro deve apresentar hoje sua defesa contra acusações de práticas desleais.
O que você deve ficar atento no Ibovespa futuro hoje
Dólar avança ante rivais e sob o real
Veja o que esperar da operação do dólar. (Foto: Adobe Stock)
O mercado de câmbio pode acompanhar a valorização leve do dólar hoje frente moedas principais e emergentes em meio a expectativas permeadas de cautela pela reunião, em Washington, entre os presidentes dos EUA e da Ucrânia. Nesta manhã, a moeda americana abriu em alta de 0,17%, a R$ 5,4070.
Boletim Focus: inflação em 2025 se aproxima da meta
O boletim Focus do Banco Central atualizou, nesta segunda-feira (18), as previsões para os principais indicadores econômicos, incluindo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e taxa Selic.
A mediana das projeções da inflação brasileira em 2025 se aproximou mais da meta de inflação (4,50%), passando de 5,05% a 4,95%. Quanto aos juros brasileiros, o relatório do BC espera que a Selic permaneça em 15% ao ano no final de 2025. Veja os detalhes do novo boletim Focus nesta matéria.
Prévia do PIB vem dentro das expectativas em junho
A mediana do mercado indicava alta de 0,05% da prévia do PIB em junho. (Foto: Adobe Stock)
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), também conhecido como prévia do PIB, recuou 0,1% em junho ante maio, na série com ajuste sazonal, segundo dados recém-divulgados do Banco Central. O indicador ficou perto do intervalo das estimativas, que variavam de recuo de 0,2% a alta de 0,4%.
Esses e outros dados do dia ficam no radar de investidores e podem impactar as negociações na bolsa de valores brasileira, influenciando o índice Ibovespa futuro.
Publicidade
*Com informações de Silvana Rocha e Luciana Xavier, do Broadcast