Tempo Real

Ibovespa hoje: índice abre em alta impactado por relatório de inflação do Banco Central

O documento revisou a estimativa de crescimento do PIB, mas manteve as projeção para IPCA inalteradas

Ibovespa hoje: índice abre em alta impactado por relatório de inflação do Banco Central
Ibovespa, o principal índice da B3. (Foto: Adobe Stock)

O Ibovespa hoje abriu em alta de 0,21%, aos 122.894,86 pontos nesta quinta-feira (27). A abertura de negócios ocorre de olho no Relatório Trimestral da Inflação (RTI), do Banco Central (BC) – veja mais aqui o que esperar no pregão de hoje.

A cautela no cenário externo deve limitar o Ibovespa, mas o avanço das commodities pode trazer alguma esperança de crescimento, com a alta do petróleo e a valorização de 1,24% do minério de ferro esta manhã, na China, cotado a US$ 112,71 por tonelada.

O dólar hoje opera em baixa ante o real e no exterior, em meio à leitura do RTI e alta de commodities – confira mais detalhes aqui.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Na manhã desta quinta-feira, o BC divulgou o RTI, revisando a estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2024, de 1,9% para 2,3%. A autoridade monetária revisou a projeção para a indústria, de alta de 2,2% para 2,7%. No caso dos serviços, a estimativa positiva passou de 2,0% para 2,4%. Já a estimativa para a produção agropecuária, passou de queda de 1,0% para recuo de 2,0%.

As projeções do BC para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2024 e do próximo ano (de 4% e 3,4%, respectivamente) permanecem inalteradas em relação à ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) – confira aqui os detalhes do documento.

Indicadores do dia

A Fundação Getulio Vargas (FGV) informou que o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) desacelerou a 0,81% em junho, depois de ter registrado aumento de 0,89% no mês anterior. O resultado veio abaixo da mediana da pesquisa Projeções Broadcast, que indicava desaceleração a 0,85%. Com o resultado, o índice acumula alta de 2,45% nos últimos 12 meses.

O movimento desta leitura do IGP-M foi puxado pelo arrefecimento do Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-M), a 0,89%, após subir 1,06% em maio. Também houve avanço do Índice de Preços ao Consumidor (0,44% para 0,46%) e do Índice Nacional de Custos da Construção (0,59% para 0,93%).

Investidores ainda aguardam o saldo do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de maio, previsto para ser publicado no começo da tarde desta quinta-feira.

*Com informações do Broadcast

Publicidade