A alta do petróleo e dos índices de ações no mercado futuro de Nova York podem ampliar ganhos nos mercados, mas o recuo de 1,09% do minério de ferro, na China – após cinco ganhos consecutivos – deve trazer cautela. Uma queda do Ibovespa não pode ser descartada após o indicador acumular quatro fechamentos seguidos em desvalorização. Veja aqui como encerrou o pregão da quarta-feira (22).
A Fundação Getulio Vargas (FGV) informou que o Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) registrou alta de 0,49% na terceira quadrissemana de maio, ante avanço de 0,45% na leitura anterior. Nos últimos 12 meses, o índice acumula alta de 3,27%.
A ata da última reunião de política monetária do Fed mostrou que vários dirigentes ainda não descartam elevar juros, caso riscos à inflação se materializem, enquanto o banco central mantinha a cautela antes de optar por reduzir as taxas, ainda à espera de maior certeza sobre o quadro na desinflação. Confira mais detalhes do documentos nesta matéria.
Nesta manhã, ainda são esperados os dados de atividade do Fed de Chicago, pedidos de auxílio-desemprego e a leitura preliminar de índices de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) em maio dos Estados Unidos.
*Com informações do Broadcast