O Ibovespa, principal índice da B3, abriu em queda de 0,12%, aos 121.661 pontos nesta quarta-feira (5). A abertura de negócios ocorre de olho na produção industrial do Brasil e no relatório de emprego dos EUA, dando pistas sobre o corte de juros do Federal Reserve (Fed, o banco central americano).
Leia também
O indicador busca recuperação após firmar o quinto pregão consecutivo em queda na última terça-feira. O ambiente externo positivo nas bolsas e alta do petróleo podem amenizar a pressão de baixa. Já o minério de ferro não abre margem para esperança após fechar em queda de 1,84% nesta manhã pelo quinto dia seguido em Singapura — no nível mais baixo em cerca de oito semanas, pressionado por preocupações com a demanda na China, diante do aumento dos estoques no país.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que a produção industrial brasileira de abril recuou 0,5%, na comparação com o mês anterior. Em relação a abril de 2023, houve avanço de 8,4%. O avanço acumulado da produção industrial em 2024 é de 3,5%.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Já a S&P Global divulgou há pouco que o índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto brasileiro recuou de 54,8 em abril para 54 em maio.
Nos Estados Unidos, foi divulgado o relatório ADP de empregos (considerado a prévia do payroll). O setor privado estadunidense criou 152 mil empregos em maio. O resultado ficou abaixo da expectativa de analistas consultados pela FactSet, de geração de 175 mil postos de trabalho no mês passado.
Ainda esta manhã, é esperado o PMI de serviços americano. Os dados podem movimentar as apostas de corte de juros para a próxima reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês).
*Com informações do Broadcast
Publicidade