Tempo Real

Ibovespa hoje: índice abre em queda de olho na Sabesp (SBSP3) e nas elétricas

Dados econômicos do exterior entram em destaque com pistas sobre o rumo da política monetária internacional

Ibovespa hoje: índice abre em queda de olho na Sabesp (SBSP3) e nas elétricas
Painel do Ibovespa. (Fonte: Adobe Stock)

O Ibovespa hoje abriu em queda de 0,27%, aos 120.119 pontos. A abertura de negócios do último pregão da semana ocorre de olho nas novas diretrizes de distribuição de energia e avanço da privatização da Sabesp (SBSP3), além de dados econômicos do exterior.

O ambiente de cautela em Nova York somado às quedas do petróleo e de 1,7% do minério de ferro na China podem pressionar o Ibovespa nesta sexta-feira (21), gerando volatilidade aos negócios.

Privatização da Sabesp no Ibov

O prospecto da oferta de ações da Sabesp tem previsão de ser publicado nesta sexta-feira, de acordo com fontes consultadas pelo Broadcast. Veja detalhes nesta matéria.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), viaja neste fim de semana para os Estados Unidos e a Europa para apresentar a investidores e fundos de investimento o projeto de privatização da Sabesp.

Distribuição de energia

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou que uma das diretrizes do decreto para renovação de concessionárias de distribuição de energia será o estabelecimento de limites para dividendos de acionistas. Silveira confirmou que a versão final do decreto, publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira, prevê limitar a remuneração de juros sobre capital próprio (JCP).

Indicadores no exterior

Lá fora, entram em destaque os índices de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) dos EUA e do bloco europeu. Os resultados podem dar pistas de como as respectivas políticas monetárias estão respondendo à inflação destas regiões.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Segundo dados divulgados esta manhã pela S&P Global, o PMI composto da zona do euro, que engloba os setores industrial e de serviços, caiu de 52,2 em maio para 50,8 em junho, atingindo o menor nível em três meses.

*Com informações do Broadcast