Últimas notícias

Ibovespa hoje: índice sobe e apenas 5 ações operam em queda

Ações do Bradesco (BBDC4) se destacam positivamente na sessão

O ibovespa é o principal índice da B3 (Foto: Envato Elements)

Ibovespa opera em alta nesta terça-feira (6), com suporte das ações de grande peso para o índice. Às 14h30, a principal referência da B3 avança 1,81%, aos 129.945,30 pontos, após oscilar entre máxima a 130.128,05 pontos e mínima a 127.592,80 pontos.

Em Wall Street, as Bolsas de Nova York operam mistas, com Nasdaq em baixa de 0,29%, enquanto Dow Jones e S&P 500 sobem 0,27% e 0,01%, respectivamente. Já na Europa, os índices acionários tiveram ganhos, com a Bolsa de Londres em destaque positivo, após Swati Dhingra, integrante do Banco da Inglaterra (BoE, pela sigla em inglês), defender o corte na taxa de juros da região. Veja nesta matéria mais detalhes sobre o desempenho do mercado no continente europeu.

Na Bolsa brasileira, as ações da Petrobras (PETR4;PETR3) operam no campo positivo. Enquanto os papéis ordinários (PETR3) sobem 2,03%, os preferenciais (PETR4) têm alta de 2,38%. Os ativos da Vale (VALE3), de maior peso para a composição do Ibovespa, também se saem bem e avançam 1,63%, cotados a R$ 66,58.

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Liderando os ganhos do Ibovespa, estão as ações preferenciais do Bradesco (BBDC4), em valorização de 4,93%, na véspera do banco reportar o seu desempenho do quarto trimestre de 2023. De modo geral, o setor financeiro apresenta um desempenho positivo no pregão, com o Índice Financeiro (IFNC) em alta de 2,40%.

Apenas cinco ações do Ibovespa operam em baixa no dia. Os papéis da Embraer (EMBR3) lideram as perdas, pressionados após o HSBC cortar a recomendação para a ação de compra para hold (equivalente à neutra). Localiza (RENT3), Hapvida (HAPV3), Rumo (RAIL3) e Weg (WEGE3) são outros ativos que operam no campo vermelho.

Na segunda-feira (5), a principal referência da B3 encerrou a sessão em alta de 0,32%, aos 127.593,49 pontos, em movimento contrário aos índices acionários norte-americanos.

Como é calculado o Índice Ibovespa?

O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.

Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.

A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.