O Ibovespa acelerou a tendência de alta nesta quarta-feira (20), após decisão de juros nos Estados Unidos. Às 15h40, a principal referência da B3 avançava 1,40%, aos 119.514,91 pontos, após oscilar entre máxima a 119.615,70 pontos e mínima a 117.846,51 pontos.
Leia também
O Federal Reserve (Fed) optou por manter a taxa dos juros americanos no intervalo entre 5,25% a 5,50% ao ano, o nível mais alto em 22 anos. A decisão foi unânime e ficou em linha com as expectativas do mercado. No entanto, a autoridade financeira disse estar preparada para ajustar a política monetária, caso surjam riscos às suas metas. Nos Estados Unidos, apenas Dow Jones sobe, enquanto Nasdaq e S&P 500 recuam na sessão.
Mais tarde será a vez do Comitê de Política Monetária (Copom) decidir os rumos dos juros no Brasil. A expectativa do mercado é de que a Selic seja reduzida em 0,50 ponto porcentual, chegando a 12,75% ao ano. Na última reunião, em agosto, o órgão cortou os juros pela primeira vez em três anos, diminuindo a taxa em 0,5 ponto percentual, para 13,25% ao ano
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Na B3, as ações da Azul (AZUL4) lideram os ganhos do Ibovespa, em valorização acima de 12%, após o Goldman Sachs elevar a recomendação da empresa de neutro para compra, com preço-alvo de R$ 29,90. Como justificativa para a decisão, o banco mencionou o atual patamar de preço das ações, considerado barato, e a recente reestruturação de dívidas da companhia com seus credores.
Do lado oposto, os papéis do Pão de Açúcar (PCAR3) disputam as principais baixas do pregão, após a empresa sinalizar a intenção de reduzir sua participação no capital remanescente de Éxito. O assunto será levado à Assembleia Geral Extraordinária, a ser realizada no dia 19 de outubro.
Na terça-feira (19), o Ibovespa fechou em queda de 0,37%, aos 117.845,78 pontos.
Como é calculado o Índice Ibovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
Publicidade
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.