O Ibovespa opera em alta de 0,37%, aos 125.094,86 pontos na abertura do pregão desta sexta-feira (17). O índice segue a tendência do exterior de alta, tentando chegar na sua maior pontuação do ano, após ter batido os 124 mil pontos.
As bolsas internacionais seguem mostrando um bom humor, ainda puxadas pela indicação de que o processo de aperto monetário terminou. Agoira, os investidores começam a se perguntar quando o corte nos juros deve começar.
Ontem, o presidente dos EUA, Joe Biden, sancionou uma lei temporária de gastos, um dia antes da potencial paralisação do governo (shutdown), reduzindo os riscos de curto prazo e jogando a discussão sobre o orçamento federal para o próximo ano.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O clima nas bolsas europeias também é positivo, após o índice de preços ao consumidor (CPI) da zona do euro subir 0,1% em outubro, na comparação com setembro, contra expectativa de alta de 0,2%.
Enquanto isso, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou ontem que trabalha para que o eventual bloqueio preventivo de recursos para cumprir a meta de déficit zero em 2024 seja de apenas R$ 26 bilhões, em detrimento dos R$ 53 bilhões utilizados como base para discussão.