O Ibovespa opera em alta de 0,17%, aos 120.609,71 pontos na abertura do pregão desta terça-feira (14). O índice é impulsionado pelo bom humor no exterior, com os investidores à espera do dado de inflação ao consumidor (CPI) de outubro dos EUA, divulgado ás 10h30.
A expetativa do mercado é de desaceleração na inflação com uma alta de 0,1% em outubro, de 0,4% em setembro, e para 3,3%, de 3,7% na comparação anual. Dependendo do resultado, pode-se esperar uma mudança na política monetária dos EUA.
Ainda assim, a inflação estará distante da meta de 2% ao ano estabelecida pelo Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA). O presidente da instituição, Jerome Powell, disse recentemente que ainda não há certeza se o nível atual dos juros é suficiente para levar a inflação à meta.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Além do ambiente externo, o final da temporada de balanços, os dados de serviços e à possibilidade de mudança de meta fiscal de 2024 no projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) também direcionam o dia.
Na Europa, o Produto Interno Bruto da zona do euro encolheu 0,1% no 3º trimestre, dentro do esperado, enquanto o índice ZEW de expectativas econômicas da Alemanha subiu a 9,8 pontos em novembro, acima da previsão de 5.