O que este conteúdo fez por você?
- Às 15h43, a principal referência da B3 avançava 1,35%, aos 115.974,26 pontos, oscilando entre máxima a 115.985,97 pontos e mínima a 114.433,39 pontos.
O Ibovespa opera alta nesta terça-feira (22), em recuperação após o último fechamento. Às 15h43, a principal referência da B3 avançava 1,35%, aos 115.974,26 pontos, oscilando entre máxima a 115.985,97 pontos e mínima a 114.433,39 pontos.
Leia também
Nos Estados Unidos, Dow Jones e S&P 500 registram queda, pressionados por ações de grandes bancos americanos. O movimento ocorre após a agência S&P rebaixar os ratings de instituições regionais e renovar os temores sobre o setor, dias depois de decisão semelhante da Moody’s.
Agora o mercado aguarda o Simpósio de Jackson Hole, marcado para o fim desta semana. Na ocasião, autoridades dos bancos centrais de todo o mundo se reúnem para discutir questões de interesse mútuo. O discurso de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed), está marcado para sexta-feira (25) e deve indicar sinais sobre o futuro dos juros nos Estados Unidos.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Na B3, as ações da Vale (VALE3) sobem 2,22% e contribuem para a recuperação do Ibovespa, em meio à valorização do minério de ferro. Nesta terça, a commodity fechou em alta de 7% a US$ 110,42 por tonelada, em Dalian, na China.
Entre os destaques positivos, os papéis do IRB Re (IRBR3) lideram os ganhos do índice, em valorização acima de 8%, após as perdas da última sessão, quando sofreu a maior baixa entre as empresas listadas no Ibovespa. Além do movimento de correção, a queda dos juros futuros na sessão também contribui para a valorização dos ativos.
Outro papel que se destaca é o da Vibra (VBBR3), em alta superior a 5%. Sem nenhuma notícia no radar, a ação é beneficiada por uma troca de posições no setor, o que a impulsiona em detrimento de pares, segundo informou o economista-chefe da Messem Investimentos, Gustavo Bertotti, ao Broadcast.
Na segunda-feira (21), o Ibovespa fechou em queda de 0,85%, aos 114.429,35 pontos.
Como é calculado o Índice Ibovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Publicidade
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.