O Ibovespa hoje abriu em alta apesar do mau humor internacional, contando com a ajuda da alta das commodities e alívio nos juros futuros e no dólar. Os riscos em relação a redução de apostas em alívio de juros pelo Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) e à continuidade de elevação da inflação brasileira voltam a impactar os negócios nesta segunda-feira (13). Às 10h26, a principal referência da B3 sobe 0,19% aos 119.080,40 pontos.
- Os principais assuntos do mercado financeiro hoje: petróleo, inflação e bolsas internacionais no radar
Neste cenário, o mercado fica de olho os resultados de preços ao consumidor dos Estados Unidos (CPI) e o Produto Interno Bruto (PIB) da China. No Brasil, o principal índice de inflação, o IPCA, acima da meta para 2024 tende a reforçar a avaliação do Banco Central de que a inflação brasileira não vai convergir ao centro da meta, de 3%, nos próximos 30 meses.
Leia também
Uma provável desvalorização do Ibovespa ao longo do dia pode ser amenizada com o avanço das commodities, dando espaço para ações como Vale (VALE3) e Petrobras (PETR3; PETR4) subirem no pregão. No horário mencionado, as ações da mineradora recuam 0,85%, enquanto as da petrolífera sobem 0,39% (PETR3) e 0,43% (PETR4).
O destaque de alta do índice é da Petz (PETZ3), que dispara a 8,13% após passar por leilão por oscilação máxima. Completando o pódio positivo, as ações da Automob (AMOB3) avançam 2,86%, enquanto os papéis da Brava (BRAV3) sobem 2,13%.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Já no lado negativo do Ibov, Pão de Açúcar (PCAR3) lidera as perdas ao cair 3,99%, ao mesmo tempo que Marfrig (MRFG3) e Azzas (AZZA3) caem 2,79% e 2,26%, respectivamente.
Como é calculado o índice Ibovespa?
O sistema de pontos do índice da B3 busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a R$ 1. Assim, uma carteira com uma composição idêntica à do índice custa aproximadamente R$ 130 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
A flutuação do Ibovespa hoje reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do índice Ibov sobe, significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.
*Com informações do Broadcast