O Ibovespa hoje caminha para fechar a sessão desta quarta-feira (25) em queda de 0,42% aos 131.605,55 pontos às 16h37. A principal referência da B3 oscila entre máxima a 132.981,78 pontos e mínima a 131.489,09 pontos.
Leia também
Investidores reagiram nesta manhã ao resultado do Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), que ficou em 0,13%, após taxa de 0,19% registrada em agosto. O indicador está abaixo das expectativas do mercado, que aguardava uma alta de 0,28%.
No Ibovespa, as ações da Brava Energia (BRAV3) registram a maior queda da sessão e recuam 5,96%. O movimento acompanha firme desvalorização dos contratos futuros de petróleo no exterior, que foram prejudicados hoje pela preocupação de agentes com a demanda pela commodity à frente. Os papéis da empresa também corrigem parte dos ganhos conquistados na terça-feira (24), quando dispararam 8,72%.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
No campo positivo do índice estão as ações da Braskem (BRKM5), que lideram as altas do dia e avançam 4,42%. Segundo Hugo Queiroz, sócio da L4 Capital, o papel vem reagindo a expectativas em torno da venda do controle da companhia, tanto pela sócia Petrobras (PETR3; PETR4) ou por outro player. “O mercado tem como mais provável que seja a Petrobras, já que o governo sinalizou que quer trazer a estatal de volta ao setor de investimentos”, afirma.
Para Gustavo Bertotti, head de renda variável na Fami Capital, o papel ainda reage positivamente à aprovação da elevação temporária da tarifa de importação de produtos químicos, feita no último dia 18 pelo Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex) e que deve beneficiar a empresa brasileira. “É importante ressaltar que o papel estava muito desvalorizado e agora recupera parte das perdas”, afirma. No acumulado de 2024, o papel contabiliza queda de 8%.
Como é calculado o índice Ibovespa?
O sistema de pontos do índice da B3 busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a R$ 1. Assim, uma carteira com uma composição idêntica à do índice custa aproximadamente R$ 129 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
A flutuação do Ibovespa hoje reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do índice Ibov sobe, significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.
Publicidade
*Com informações do Broadcast