O Ibovespa opera perto da estabilidade, mas com leve queda de 0,024%, aos 130.617,29 pontos na abertura do pregão desta sexta-feira (12). Os principais direcionadores hoje são a disparada do petróleo, impulsionada por um ataque dos EUA e Reino Unido no Oriente Médio.
Os EUA e o Reino Unido realizaram ataques militares a alvos do grupo Houthi, que atua no Iêmen e tem o apoio do Irã, dias após uma série de ataques a navios no Mar Vermelho, o que inviabilizou uma das principais rotas comerciais globais.
As tensões geopolíticas causadas pelo ataque fizeram com que o preço do barril de petróleo avançasse, com os contratos futuros do Brent e do WTI registrando ganhos acima de 3% na abertura do pregão no Brasil.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Na esteira dos ataques e da valorização do petróleo, as principais bolsas da Europa operam em alta, mas os índices futuros dos Estados Unidos registram movimento de queda.
A agenda local está escassa, fazendo com que o Ibovespa fique mais sensível ao humor internacional e às oscilações das commodities.