O Ibovespa opera em alta nesta quarta-feira (13), com investidores atentos a decisões de juros no Brasil e nos Estados Unidos. Às 14h21, a principal referência da B3 avança 0,26%, aos 126.728,99 pontos, após oscilar entre máxima a 127.170,92 pontos e mínima a 126.298,76 pontos.
Leia também
Enquanto investidores aguardam o anúncio de política monetária do Federal Reserve (Fed), as Bolsas de Nova York operam em leve alta. Nasdaq sobe 0,01%, já S&P 500 e Dow Jones têm ganhos de 0,07% e 0,02%, respectivamente. No dia, foi divulgado o índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, que ficou estável em novembro ante outubro, em linha com o consenso de analistas ouvidos pela FactSet.
No cenário doméstico, o mercado aguarda a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), que deve ser anunciada após o fechamento do pregão. De acordo com o Grupo Consultivo Macroeconômico da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), a Selic deve encerrar o ano em 11,75%, com o ritmo de queda de 0,50 ponto percentual sendo mantido na reunião de dezembro.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Na Bolsa brasileira, as ações da Hapvida (HAPV3) figuram entre os principais destaques positivos do dia, em valorização de quase 3%, recuperando parte das perdas da terça-feira (12), após a companhia informar que Mauricio Fernandes Teixeira renunciou ao cargo de diretor-vice-presidente Financeiro e de Relações com Investidores. Os papéis da Dexco (DXCO3) e da Gol (GOLL4) também se saem bem no pregão.
Em contrapartida, as ações da Eztec (EZTC3) lideram as baixas do Ibovespa, sendo impactadas negativamente pelo rebaixamento de recomendação do Goldman Sachs de neutro para venda, segundo informações do Broadcast. Na visão do banco, os retornos sobre o patrimônio (ROEs, na sigla em inglês) da empresa devem apresentar dificuldades de crescimento, ao contrário de seus pares.
Na terça-feira (12), o Ibovespa encerrou a sessão em queda de 0,40%, aos 126.403,03 pontos, após a divulgação de dados de inflação no Brasil e nos Estados Unidos.
Como é calculado o Índice Ibovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
Publicidade
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.