Publicidade

Últimas notícias

Ibovespa hoje: índice fecha em alta, em dia de recorde histórico

Índice alcançou o maior valor nominal da história na sessão desta quinta (14)

Ibovespa hoje: índice fecha em alta, em dia de recorde histórico
Índice Bovespa é o principal da Bolsa de Valores. (Foto: Envato Elements)

O Ibovespa fechou em alta nesta quinta-feira (14), após superar recorde histórico na sessão. A principal referência da B3 terminou o dia em valorização de 1,06%, aos 130.842,09 pontos. No pregão, o índice atingiu o pico histórico de 131.259,81 pontos, o maior valor nominal da história da Bolsa brasileira, superando o nível de 131.190 pontos, registrado em 7 de junho de 2021.

Esse valor, no entanto, não considera o ajuste da inflação. Uma análise mais detalhada, elaborada por Einar Rivero, colunista do E-Investidor, mostra que a maior pontuação do Ibovespa, considerando a série histórica corrigida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), foi em 20 de maio de 2008, atingindo 177.594 pontos. Os números mostram, portanto, que o Ibovespa ainda tem um espaço considerável para crescimento, quando analisado em valores ajustados pela inflação.

Em Wall Street, as Bolsas de Nova York também fecharam no campo positivo. Nasdaq subiu 0,19%, enquanto S&P 500 e Dow Jones tiveram ganhos 0,27% e 0,43%, respectivamente. Na quarta-feira (13), o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) optou por manter a taxa de juros no país no intervalo entre 5,25% a 5,50% ao ano. No mesmo dia, Jerome Powell, presidente do Fed, sinalizou que os juros no país estão próximos do pico nesse ciclo de aperto monetário.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No Brasil, o Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu cortar a Selic em 0,5 ponto percentual. Com isso, a taxa básica de juros do Brasil alcançou o patamar de 11,75%. Para 2024, a expectativa é de que os juros continuem em trajetória de queda e atinjam 9,25% ao ano até dezembro. Veja nesta matéria como diferentes tipos de investimentos devem se comportar nesse cenário.

Na Bolsa brasileira, as ações da Dexco (DXCO3) ficaram entre os destaques positivos do dia. No dia, a empresa aprovou a distribuição de Juros sobre Capital Próprio (JCP) no montante bruto de R$ 174,0 milhões, a 0,215308641665 por ação. Os valores serão pagos até 31 de dezembro de 2024.

Do lado oposto, ações da Natura (NTCO3), Casas Bahia (BHIA3), Magazine Luiza (MGLU3) e Petz (PETZ3) disputaram a ponta negativa do índice no dia.

Na quarta-feira (13), o Ibovespa encerrou a sessão em alta de 2,42%, aos 29.465,08 pontos, após o comunicado do Fed.

Como é calculado o Índice Ibovespa?

O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.

Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.

Publicidade

A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.

Web Stories

Ver tudo
<
>