Tempo Real

Ibovespa hoje: índice fecha no maior nível desde julho de 2021

Investidores agora aguardam a publicação da ata da mais recente reunião de política monetária do Fed

Ibovespa hoje: índice fecha no maior nível desde julho de 2021
(Foto: Amanda Perobelli/Reuters)

O Ibovespa fechou em alta nesta segunda-feira (20), puxado pelas ações da (VALE3), de maior peso para a composição da carteira atual do índice. A principal referência da B3 terminou o pregão em valorização de 0,96%, aos 125.957,06 pontos, o maior nível de fechamento desde o dia 28 de julho de 2021, quando encerrou aos 126.286 pontos.

O movimento da Bolsa brasileira acompanhou os índices acionários americanos. Enquanto S&P 500 e Dow Jones tiveram ganhos de 0,74% e 0,58%, respectivamente, Nasdaq avançou 1,13%. Na semana, investidores aguardam a publicação da ata da mais recente reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos), prevista para sair na terça-feira (21).

Na Bolsa brasileira, um relatório do BofA Securities movimentou o mercado. As ações da CSN (CSNA3) lideraram os ganhos do Ibovespa, em alta de 10%, após o banco elevar duplamente o papel de underperform (equivalente à venda) para compra. Segundo informações do Broadcast, a decisão veio em meio a uma perspectiva mais otimista para os preços do minério de ferro no curto prazo.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A Vale (VALE3) também teve a sua recomendação elevada de neutro para compra pelo BofA Securities e subiu mais de 2% no pregão. Na China, o minério de ferro fechou em alta de 0,47%, cotado a 968 yuans por tonelada, o equivalente a US$ 134,16, o que também beneficiou os papéis da mineradora na sessão.

Entre os destaques positivos do dia, ações do setor de varejo se saíram bem na sessão. Magazine Luiza (MGLU3) avançou mais de 2%, enquanto Casas Bahia (BHIA3) teve ganhos acima de 3%. Ao Broadcast, Carlos Soares, analista da Mirae Asset, afirmou que há uma leitura mais favorável para as vendas de final de ano das empresas, em meio às expectativas por Black Friday e Natal, o que tem ajudado no desempenho das companhias mais expostas ao varejo online.

Do lado oposto, Gerdau (GGBR4) e sua holding, Metalúrgica Gerdau (GOAU4), lideraram as perdas do Ibovespa, após serem rebaixadas de compra para neutro pelo relatório do BofA Securities. Para os analistas do banco, o minério de ferro deve se favorecer em detrimento do aço no curto prazo.

Na última sexta-feira (17), o Ibovespa fechou o pregão em leve alta de 0,11%, aos 124.773,21 pontos, após uma semana positiva que viu o índice valorizar 3,49% e atingir o patamar mais alto de 2023.

Como é calculado o Índice Ibovespa?

O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.

Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.

Publicidade

A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.