O Ibovespa fechou em queda nesta quinta-feira (5), acompanhando a desvalorização do petróleo no exterior. A principal referência da B3 encerrou o pregão em desvalorização de 0,28%, aos 113.284,08 pontos, após alcançar máxima a 114.359,33 pontos e mínima a 112.704,87 pontos.
Leia também
O dia também foi negativo para as Bolsas de Nova York. Nasdaq fechou em queda de 0,12%, enquanto Dow Jones e S&P 500 sofreram baixas de 0,03% e 0,13%, respectivamente. Nesta quinta, foi divulgado o número dos pedidos de auxílio-desemprego da última semana dos Estados Unidos, que chegaram a 207 mil, valor abaixo de 212,5 mil, que era a projeção de analistas da FactSet. O indicador mostrou a resiliência da economia americana e reforçou as expectativas por um maior aperto monetário do Federal Reserve (Fed).
O petróleo também encerrou em baixa no dia, estendendo as perdas da véspera em meio a preocupações de que a escalada global de juros deteriore a demanda pela commodity. O barril do Brent para dezembro caiu 2,02%, a US$ 84,07, na Intercontinental Commodity Exchange (ICE). Veja detalhes nesta reportagem.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Entre os destaques negativos do dia, os papéis da Hapvida (HAPV3) tiveram a maior queda do Ibovespa. O movimento ocorreu após os números da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) mostrarem queda na quantidade de associados da empresa em agosto, enquanto o setor geral reportou crescimento, com 97,1 mil novos beneficiários no mês.
Na outra ponta, as ações da CVC (CVCB3) lideraram os ganhos do Ibovespa. Ao Broadcast, o economista-chefe da Messem Investimentos, Gustavo Bertotti, explicou que a empresa segue apoiada em um movimento de recuperação após forte desvalorização recente. No acumulado do ano, o papel acumula perdas de 31%.
Na quarta-feira (4), o Ibovespa fechou em alta de 0,17%, aos 113.607,45 pontos, com o setor bancário em destaque.
Como é calculado o Índice Ibovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
Publicidade
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.