O Ibovespa fechou em queda nesta quarta-feira (10), com dados de inflação do Brasil e dos Estados Unidos no radar. A principal referência da B3 terminou o dia em desvalorização de 1,41%, aos 128.053,74 pontos, oscilando entre máxima a 129.871,64 pontos e mínima a 127.731,77 pontos.
Leia também
Em março, o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) americano subiu 0,4% na comparação com fevereiro, segundo dados com ajustes sazonais publicados pelo Departamento do Trabalho nesta quarta. O resultado superou a mediana de analistas consultados pela pesquisa Projeções Broadcast, que previa alta de 0,3%. Com o indicador vindo mais forte do que o esperado pelo mercado, as Bolsas de Nova York encerraram em baixa. Nasdaq recuou 0,84%, enquanto Dow Jones e S&P 500 sofreram perdas de 1,09% e 0,95%, respectivamente.
Após o CPI de março, as probabilidades de corte de juros em junho nos Estados Unidos diminuíram, com agentes do mercado acreditando que o primeiro corte possa vir somente em julho. “Investidores que estavam precificando de dois a três cortes pelo Federal Reserve (Fed) para 2024, agora passaram a precificar que 2024 possa ter somente um corte”, destaca Andre Fernandes, head de renda variável e sócio da A7 Capital.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Já no Brasil foi divulgado o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de março, que ficou em 0,16%, 0,67 ponto percentual abaixo da taxa de fevereiro (0,83%). Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, seis tiveram alta no mês. Tanto a maior variação, de 0,53%, quanto o maior impacto para o índice, de 0,11 ponto percentual, vieram do grupo de alimentação e bebidas.
Entre os principais destaques negativos do Ibovespa, estiveram as ações da Azul (AZUL4) e da Petz (PETZ3), empresas mais sensíveis a juros e ligadas ao consumo. O movimento foi de cautela por parte dos investidores quanto à manutenção da intensidade de cortes da Selic, após esse último dado de inflação americana.
Do lado contrário, os papéis da Petrobras (PETR3;PETR4) figuraram entre as principais altas do Ibovespa, ignorando o movimento de baixa do petróleo. O mercado segue à espera de notícias sobre dividendos extras e sobre possíveis mudanças no comando da estatal. Cotado para substituir Jean Paul Prates na presidência da empresa, o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, esquivou-se de responder a jornalistas sobre a questão nesta quarta.
Como é calculado o Índice Ibovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
Publicidade
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.