Últimas notícias

Vale (VALE3) e Petrobras (PETR4) derrubam expectativas de lucro de empresas da Bolsa, mostra Itaú BBA

Sabesp e outras cinco empresas mostram perspectivas de melhorias

Vale (VALE3) e Petrobras (PETR4) derrubam expectativas de lucro de empresas da Bolsa, mostra Itaú BBA
Gráfico de ações (Foto: Envato Elements)

Os analistas do Itaú BBA afirmam, em relatório divulgado na segunda-feira (8), que as estimativas de resultados das empresas que fazem parte do Ibovespa mostram uma queda 0,5% no lucro acumulado de 2024, com destaque para Vale (VALE3) e Petrobras (PETR4).

Segundo os analistas, essa redução seria puxada pelo setor de commodities, que sofreu uma redução nas expectativas para o ano nos relatórios divulgados nos últimos meses. “Tirando Vale e Petrobras da lista, notamos um crescimento de 29% nas estimativas de lucro das empresas do Ibovespa, deixando as expectativas otimistas para outras empresas da Bolsa”, afirmam os analistas.

As duas empresas são responsáveis por levar as estimativas de lucro de crescimento de 29% para recuo de 0,5% no acumulado de 2024, visto que sem elas o indicador teria o aumento.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Por outro lado, as ações da Sabesp (SBSP3), Equatorial (EQTL3), Suzano (SUZB3), Santo Brasil (STBP3), Rumo (RAIL3) e Direcional (DIRR3) tiveram suas expectativas de resultados para 2024 revisadas para cima após os balanços do quarto trimestre de 2023.

O  banco disse que a temporada de balanços do quarto trimestre de 2023 “foi ligeiramente positiva” para as empresas brasileiras. O otimismo do Itaú BBA começa com as ações da Sabesp e Equatorial.

Os analistas comentam que os dois nomes estão entre as principais escolhas da equipe de Utilities, que recentemente revisou para cima suas estimativas para a Sabesp. “Ambas as empresas tiveram revisões para cima no EBITDA de 2024 nas últimas 4 semanas”, explicam Daniel Gewehr, Matheus Marques, Victor Cunha e Victor Natal, que asssinam o relatório do Itaú BBA.

Eles também comentam que a Suzano apresentou sólida revisão de 13,1% em seu lucro líquido de 2024 nas últimas 4 semanas. “Nossa equipe de Celulose e Papel revisou recentemente suas estimativas para cima para Suzano, seguindo uma visão mais otimista para o mercado de celulose e previsões de menor custo de caixa”, detalham.

O BBA também diz que realizou revisões sólidas em todos os pontos do balanço da Santos Brasil, com as maiores revisões no lucro líquido de 2024 entre as empresas sob a cobertura do banco. “O volume de contêineres movimentados foi forte em março, trazendo valorização para nossas estimativas para o 1T24 e para 2024”, detalham os analistas.

Publicidade

Por fim, os especialistas comentam que elevaram as estimativas de Rumo e Direcional positivamente após os resultados dos últimos três meses de 2023. O BBA não calcula nenhum preço-alvo para a ação no relatório e apenas comenta essas estimativas positivas para os resultados dessas empresas. O texto também não revela um número preciso de quanto os analistas esperam que cada empresa lucre no acumulado de 2024.