O Ibovespa fechou em queda nesta quarta-feira (28), destoando das Bolsas de Nova York, que subiram ao longo da sessão. A principal referência da B3 terminou o dia em baixa de 0,87%, aos 129.020,02 pontos, oscilando entre máxima a 130.154,84 pontos e mínima a 128.669,29 pontos.
Leia também
De acordo com Alexsandro Nishimura, economista e sócio da Nomos, o índice sentiu o peso da desvalorização de ações de grande peso para a sua carteira teórica, como bancos, Ambev (ABEV3) e Petrobras (PETR3;PETR4). “O Ibovespa se manteve descolado dos pares de Nova York, como tem sido a tônica recente, ao não conseguir acompanhar o rally das big techs, capitaneadas pelo entusiasmo com a Inteligência Artificial (IA)”, destacou.
Nos Estados Unidos, Nasdaq, Dow Jones e S&P 500 tiveram ganhos de 0,90%, 0,12% e 0,52%, respectivamente, apoiadas pelo alívio com dados de inflação. No dia, foi divulgado o índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) do país, que avançou 0,3% em janeiro ante dezembro, em linha com a previsão de analistas consultados pela FactSet.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Já na Bolsa brasileira, os papéis da Petrobras (PETR3;PETR4) pressionam o Ibovespa pelo segundo pregão consecutivo, em sessão volátil, com alternância de sinais, em meio a uma tentativa de recuperação após a forte queda da véspera, devido às dúvidas quanto à distribuição de dividendos da companhia. A baixa do petróleo no mercado internacional, por outro lado, contaminou as ações da empresa.
O dia também foi negativo para as ações do Pão de Açúcar (PCAR3), em movimento de realização, após os papéis da rede de supermercados registrarem o maior ganho do Ibovespa por dois pregões consecutivos, com investidores precificando a saída do Casino do controle da empresa. Disputando a ponta negativa do índice, as ações da Ambev (ABEV3) chegaram a cair mais de 6%, após o balanço do quarto trimestre de 2023 da companhia.
Em contrapartida, as ações da Petz (PETZ3) ficaram entre os principais destaques positivos do dia e fecharam fevereiro com a melhor performance do Ibovespa, enquanto acumularam ganhos acima de 28% no mês.
Como é calculado o Índice Ibovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
Publicidade
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.