Últimas notícias

Ibovespa hoje: índice fecha abaixo dos 130 mil pontos e só uma ação sobe

Apenas os papéis da SLC Agrícola (SLCE3) fecharam no campo positivo

Ibovespa hoje: índice fecha abaixo dos 130 mil pontos e só uma ação sobe
(Foto: Envato Elements)

Ibovespa fechou em queda nesta terça-feira (16), acompanhando o movimento dos mercados globais. A principal referência da B3 terminou o dia em baixa de 1,69%, aos 129.294,04 pontos, com quase todos os ativos de sua carteira no campo negativo. Ao longo da sessão, o índice oscilou entre máxima a 131.516,52 pontos e mínima a 129.146,61 pontos.

Nos Estados Unidos, todas as Bolsas de Nova York fecharam em queda na volta do feriado. Dow Jones sofreu a maior desvalorização, de 0,62%, enquanto S&P 500 e Nasdaq tiveram perdas 0,37% e 0,19%, respectivamente. Investidores observaram as falas de Christopher Waller, diretor do Federal Reserve (Fed). Em discurso, o dirigente da autoridade monetária destacou que espera três reduções de 25 pontos-base nos juros do país em 2024. Porém, também afirmou que o momento e a intensidade dos cortes vão depender dos dados econômicos futuros.

Na Europa, os índices acionários encerraram em baixa, à medida que autoridades do Banco Central Europeu (BCE) mantêm um discurso que diminui a expectativa de alívio monetário no curto prazo na zona do euro. Mais detalhes sobre o desempenho diário das Bolsas na região podem ser conferidos nesta matéria.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Na B3, com a maioria dos ativos do Ibovespa no território negativo, as ações do Grupo Soma (SOMA3) lideraram as perdas do dia, em desvalorização de 6,18%. Os papéis da Cosan (CSAN3) vieram na sequência, em queda de 6,14%, acompanhando a desvalorização do minério de ferro, que encerrou o dia em baixa de 0,64% em Dalian, na China.

As ações da Azul (AZUL4) também estiveram entre os destaques negativos do dia. Ao Broadcast, a analista Julia Monteiro, da MyCap, explicou que o movimento ocorreu devido à interpretação do mercado de que existem riscos de aumento nas cotações do petróleo em meio às tensões no Mar Vermelho. Vale destacar que a commodity é usada como referência nos preços do querosene de aviação.

Os papéis da Raízen (RAIZ4) foram outros que também sofreram e cederam 5,25%, repercutindo a prévia operacional da empresa, referente ao terceiro trimestre da safra 2023/2024. No período, as vendas de açúcar foram de 2,655 milhões toneladas, 6,8% menores na comparação anual.

Na outra ponta do Ibovespa, apenas uma ação fechou no campo positivo: os papéis da SLC Agrícola (SLCE3) subiram 1,97% e terminaram o dia na cotação máxima, de R$ 18,10.

Na segunda-feira (15), o principal índice da B3 encerrou a sessão em alta de 0,41%, aos 131.520,91 pontos, em dia de feriado nos Estados Unidos.

Como é calculado o Índice Ibovespa?

O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.

Publicidade

Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.

A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.