O Ibovespa fechou em queda nesta quarta-feira (19). O principal índice da B3 encerrou o pregão em desvalorização de 0,25%, aos 117.552,07 pontos, oscilando entre máxima a 118.011,46 pontos e mínima a 116.659,55 pontos.
Leia também
No dia, a Bolsa brasileira foi prejudicada pelo desempenho negativo de ações com grande peso para a composição do índice. A Vale (VALE3) operou no negativo durante a sessão, que sucedeu a divulgação do seu relatório de produção e vendas. Os resultados mostraram uma produção de minério de ferro 6,3% maior no segundo trimestre do ano em relação a igual período de 2022. No entanto, os papéis da mineradora sofreram na sessão desta quarta, após a commodity fechar em baixa de 0,60% em Dalian, na China.
Já as ações da Petrobras (PETR3;PETR4) se recuperaram ao final da tarde e encerraram o dia no positivo, com investidores acompanhando as declarações do diretor financeiro e de RI da companhia, Sergio Caetano Leite. O executivo afirmou que os dividendos relacionados ao desempenho do segundo trimestre da empresa já virão sob a nova regra a ser definida nos próximos dias.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Ao Broadcast, Gustavo Bertotti, economista-chefe da Messem Investimentos, disse que ainda não é possível cravar uma tendência para o papel com as falas. “As declarações sobre a nova política de dividendos trouxeram incertezas e volatilidade, mas o papel se apoia em bons fundamentos e também acompanha Prio (PRIO3) e 3R Petroleum (RRRP3)”, disse.
Entre os destaques positivos da sessão, as ações da Weg (WEGE3) lideraram os ganhos do Ibovespa, após divulgação de um resultado acima do esperado pela companhia para o segundo trimestre. No período, a empresa registrou lucro líquido de R$ 1,37 bilhão, o que representa um crescimento de 49,9% ante o observado no mesmo período do ano passado.
Na terça-feira (18), o Ibovespa fechou em queda de 0,32%, aos 117.841,19 pontos.
Como é calculado o Índice Ibovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
Publicidade
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.