O Ibovespa fechou em queda pelo terceiro pregão seguido nesta quinta-feira (18), contrariando o movimento das Bolsas de Nova York, que encerraram no campo positivo. A principal referência da B3 terminou o dia em baixa de 0,94%, aos 127.315,74 pontos, na mínima da sessão.
Para Gabriel Redivo, Diretor de Gestão da Aware Investments, a semana negativa para o mercado acionário brasileiro é reflexo de uma realização de lucros já esperada. “Na manhã de hoje, existia forte expectativa das commodities impulsionarem o índice brasileiro, porém não foi suficiente para frear o movimento de realização”, afirmou o especialista.
Em Wall Street, Nasdaq fechou em alta de 1,35%, enquanto Dow Jones e S&P 500 tiveram ganhos de 0,54% e 0,88%, respectivamente. O dia foi marcado pela divulgação de dados sobre pedidos de auxílio-desemprego nos Estados Unidos, que caíram 16 mil na última semana, a 187 mil, ficando abaixo do consenso de 205 mil solicitações, esperado por analistas consultados pela FactSet.
No continente europeu, as Bolsas fecharam em alta, após a ata do Banco Central Europeu (BCE) alimentar a expectativa pela próxima decisão de juros da autoridade monetária, que deve ocorrer na semana que vem. A temporada de balanços corporativos também movimentou o mercado na região, conforme é possível conferir nesta matéria.
Olhando para a Bolsa brasileira, as ações do Magazine Luiza (MGLU3) registraram a maior baixa do Ibovespa, em meio à valorização dos juros futuros. Os papéis da varejista terminaram o dia cotados a R$ 2, em recuo de 6,98%.
Os papéis da Hapvida (HAPV3) também sofreram na sessão e tiveram a segunda maior perda do Ibovespa, com notícias envolvendo a investigação do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPE-SP) sobre descumprimento de liminares judiciais pela gigante de saúde. Nesta reportagem, analistas ouvidos pelo E-Investidor indicam o que fazer com os papéis daqui para frente.
Na outra ponta, as ações da PetroReconcavo (RECV3) e da 3R Petroleum (RRRP3) dispararam e lideraram os ganhos do Ibovespa. A primeira disparou 11,70%, enquanto a segunda teve alta de 7,62%. O movimento ocorreu após a proposta da Maha Energy (MAHA-A) em realizar uma fusão entre apenas os ativos onshore (em terra) da 3R com os da PetroRecôncavo. Veja nesta reportagem a opinião de analistas sobre a possível operação.
Publicidade
Na quarta-feira (17), a principal referência da B3 encerrou a sessão em queda de 0,60%, aos 128.523,83 pontos, com petrolíferas em destaque negativo.
Como é calculado o Índice Ibovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.