Tempo Real

Ibovespa hoje: índice cai na esteira da decisão sobre juros na Europa e atento a dados dos EUA

Autoridade monetária europeia manteve inalteradas as principais taxas de juros do bloco, como esperado

Ibovespa hoje: índice cai na esteira da decisão sobre juros na Europa e atento a dados dos EUA
Painel do Ibovespa. (Fonte: Adobe Stock)

O Ibovespa hoje abriu em queda de 0,27%, aos 129.094,38 pontos. O recuo do principal índice da B3 nesta quinta-feira (18) ocorre com atenções voltadas à decisão de política monetária do Banco Central Europeu (BCE), em dia de agenda local enxuta.

O BCE divulgou mais cedo a decisão de manter inalteradas as principais taxas de juros do bloco europeu, como era esperado por analistas de mercado e investidores. A taxa de depósito foi mantida em 3,75% ao ano, a de refinanciamento permaneceu nos 4,25% aa e a de empréstimos se manteve em 4,5% aa.

Christine Lagarde, presidente da principal autoridade monetária europeia, afirmou que os juros deverão permanecer restritivos pelo tempo que for necessário para conter os índices de inflação. A dirigente concedeu coletiva de imprensa, após divulgada a decisão do BCE. Ela considera que os salários seguem altos na zona do euro, assim como a inflação no continente.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Nos Estados Unidos, o Departamento do Trabalho informou que o número de pedidos do auxílio-desemprego subiu em 20 mil, na semana encerrada em 13 de julho, chegando aos 243 mil, segundo pesquisa desta quinta-feira. O resultado ficou acima da expectativa de analistas consultados pela FactSet, que previam 229 mil solicitações.

Nesta tarde, ainda são esperados os discursos de dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), que podem movimentar os mercados ao redor do mundo e impactar o principal índice da bolsa de valores brasileira.

Como é calculado o índice Ibovespa?

O sistema de pontos do índice da B3 busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a R$ 1. Assim, uma carteira com uma composição idêntica à do índice custa aproximadamente R$ 129 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.

Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.

A flutuação do Ibovespa hoje reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do índice Ibov sobe, significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.

*Com informações do Broadcast

Publicidade