Publicidade

Tempo Real

Ibovespa hoje: índice sobe e mira os 130 mil pontos

Mercado segue atento à Petrobras, com a perspectiva de liberação ao menos de parte dos dividendos extraordinários

Ibovespa hoje: índice sobe e mira os 130 mil pontos
Painel do Ibovespa. (Fonte: Adobe Stock)

O Ibovespa sobe para a faixa dos 129 mil pontos, amparado na valorização do minério de ferro e das bolsas norte-americanas.

A commodity metálica fechou hoje com ganhos de 5,63% em Dalian, na China. “Os dados ligados à indústria na China trouxeram expectativas de maior demanda por minério, o que puxou a cotação”, afirma Letícia Cosenza, sócia e especialista da Blue3 Investimentos.

Ontem, o Índice Bovespa subiu 1,63%, aos 128.857,16 pontos, enquanto as ações da Vale (VALE3) avançaram 5,46%.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Como acrescenta Silvio Campos Neto, sócio da Tendências Consultoria, em relatório, os agentes do mercado ainda seguirão atentos à Petrobras (PETR3;PETR4), com a perspectiva de liberação ao menos de parte dos dividendos extraordinários.

“Tal contexto abre espaço para índice testar os 130 mil pontos nesta terça, nível não observado em fechamento desde o final de fevereiro”, diz.

Sem indicadores relevantes na agenda de hoje no Brasil e no exterior, os investidores aguardam sinais de política monetária amanhã, que poderão vir por meio de dados de inflação.

Nos EUA, sairá o CPI e aqui, o IPCA, ambos de março. “De certa forma, os mercados estão pautados na agenda desta super quarta da inflação, principalmente em relação aos juros nos Estados Unidos”, diz Letícia Cosenza, sócia e especialista da Blue3 Investimentos.

Publicidade

Como ressalta Cosenza, os agentes aguardam sinais sobre se o Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) começará a cortar os juros e quando ocorrerá este processo.

“O CPI será importante para guiar os mercados neste sentido, assim como ata do Fed, que sairá amanhã”, completa a sócia e especialista da Blue3.

Os investidores ainda seguem atentos à Petrobras, diante das incertezas relacionadas à manutenção do presidente da empresa, Jean Paul Prates, e sobre os dividendos extraordinários.

Às 11h04, o Ibovespa subia 0,61%, aos 129.648,40 pontos, ante elevação de 0,75%, com máxima aos 129.824,61 pontos, depois de abrir aos 128.857,84 pontos.

Publicidade

Vale (VALE3) subia 0,22%, enquanto Petrobras avançava entre 0,65% (PN) e 0,30% (ON). Entre os grandes bancos, a alta girava em torno de 1,00%.