• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Tempo Real

Ibovespa hoje recua com tensão sobre tarifas dos EUA e prévia fraca do PIB; dólar sobe

Investidores podem sofrer com a tensão global provocada pela guerra comercial, mas commodities devem amenizar pressão

Por Camilly Rosaboni

14/07/2025 | 8:51 Atualização: 14/07/2025 | 13:52

O IBC-Br ganha destaque e deve impactar o Ibovespa hoje. (Foto: Adobe Stock)
O IBC-Br ganha destaque e deve impactar o Ibovespa hoje. (Foto: Adobe Stock)

O Ibovespa hoje ampliou o ritmo de queda nesta manhã, operando abaixo do nível dos 136 mil pontos da abertura. Por volta das 13h33 (de Brasília), o índice afundou mais ainda. Nesse horário, o Ibovespa caía 0,77%, aos 135.142,50 pontos. As atenções do mercado estão na prévia do Produto Interno Bruto (PIB) e no boletim Focus. No cenário internacional, investidores seguem atentos às tarifas dos Estados Unidos.

Leia mais:
  • 140 mil e contando? Maiores gestores de ações do País divergem sobre a alta da Bolsa
  • E-Investidor lança nova editoria “Direto da Faria Lima” com foco nas estratégias de gestão
  • Tarifas de Trump: o que pode mudar para quem vive de dividendos no Brasil
Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O principal índice da B3 hoje se alinha ao recuo visto no exterior, apesar da alta do minério de ferro (0,26%). O recuo dos mercados de ações reflete a cautela de investidores com o tarifaço do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A exceção é a bolsa de Londres, que sobe após o Reino Unido fechar acordo comercial com os EUA.

Ao mesmo tempo, o Brasil avalia qual estratégia adotará após a imposição de 50% em tarifas para produtos brasileiros vendidos aos EUA. Há expectativa pela regulamentação da chamada Lei da Reciprocidade, que deve ser publicada até terça-feira (15).

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Conforme notícias da impresa, o País pode pedir redução da tarifa de 50% para 30% e adiamento para até 90 dias. “Seria positivo! Acho que o mercado continua cauteloso porque ainda não é certo. E estamos no aguardo de um anúncio do presidente Donald Trump [sobre a Rússia]”, diz Bruno Takeo, estrategista da Potenza Capital.

  • Leia mais: Qual o efeito da tarifa de 50% de Trump para o investidor brasileiro?

Ainda fica no foco o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br). Houve queda de 0,74% em maio ante abril, ficando abaixo do piso das estimativas na pesquisa Projeções Broadcast, de recuo de 0,50%. Na comparação com maio de 2024, a prévia do PIB cresceu 3,16%, abaixo da mediana de 4,10%. Em meio ao recuo do IBC-Br mensal, os juros futuros operam perto da estabilidade.

No Focus, a projeção é que o primeiro corte da Selic aconteça em março, e não mais em janeiro como previsto antes. No boletim, a mediana para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2025 caiu de 5,18% para 5,17%, a sétima baixa seguida, com revisões marginais também para baixo para o câmbio e o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M).

“Aparentemente, se a taxação dos EUA for mantida, vai elevar a inflação brasileira. E se aumentar, há a preocupação de que provavelmente a taxa de juros fique esticada por muito mais tempo”, avalia em nota Alison Correia, analista de investimentos e cofundador da Dom Investimentos.

O impasse sobre o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) também continua no radar. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, recebe nesta terça-feira integrantes do Executivo e do Legislativo para tentar aplacar a crise entre os Poderes criada após o decreto sobre o IOF.

Publicidade

O dólar hoje abriu em alta de 0,38%, negociado a R$ 5,5688, mas perdeu força após a abertura. Às 13h52 (de Brasília), a moeda americana subia levemente 0,25%, a R$ 5,5725.

Ibovespa hoje: os principais assuntos que movem a segunda-feira (14)

Agenda econômica do dia

A agenda econômica desta semana está intensa, com destaque para os índices de preços ao consumidor de Estados Unidos, Reino Unido e zona do euro, além do início da temporada de balanços americanos. No Brasil, o foco do Ibovespa hoje fica com a regulamentação da chamada Lei da Reciprocidade, que deve ser publicada até terça-feira (15). Aprovada pelo Congresso Nacional, a lei autoriza o Brasil a adotar medidas tarifárias e não tarifárias contra países que impuserem barreiras às exportações brasileiras, como é o caso dos EUA.

Ainda na agenda econômica hoje, tem Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) de maio, considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), e o boletim Focus. À tarde, sai a balança comercial semanal.

Na terça-feira, sai o Monitor do PIB de maio. Na quinta-feira (17), será conhecido o Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10) de julho. E na sexta-feira (18), a Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulga a Sondagem Industrial de junho.

Na agenda internacional, nesta segunda-feira (14), o dirigente do Banco Central Europeu (BCE), Piero Cipollone, discursa no Parlamento Europeu. No Reino Unido, Catherine Mann, dirigente do Banco da Inglaterra (BoE), participa de fórum.

Publicidade

Na terça, saem os dados de produção industrial da zona do euro e o índice ZEW da Alemanha. Os EUA divulgam o Índice de Preços ao Consumidor (CPI) e o Empire State, enquanto o Reino Unido terá fala do presidente do BoE, Andrew Bailey. A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) publica seu relatório mensal.

Na quarta, o destaque fica com a inflação ao consumidor do Reino Unido e o Índice de Preços ao Produtor (PPI) dos EUA, além da produção industrial americana e o Livro Bege (relatório sobre as atuais condições econômicas em cada um dos 12 distritos) do Federal Reserve (Fed, o banco central americano).

Na quinta-feira, a atenção se volta ao CPI da zona do euro, às vendas no varejo e pedidos de auxílio-desemprego nos EUA. Na sexta, Alemanha divulga o PPI, os Estados Unidos trazem dados de construção civil e o índice de sentimento do consumidor da Universidade de Michigan, enquanto n África do Sul ocorre a reunião de ministros das finanças e presidentes de BCs do G20 – grupo formado pelas 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia (UE).

Nesta semana começa também a temporada de balanços corporativos do segundo trimestre nos EUA com grandes bancos, como JPMorgan Chase, Wells Fargo e Citigroup.

Bolsas internacionais enfrentam cautela global com tarifas

Prevalece o clima de cautela no mercado financeiro, com maioria das bolsas em baixa, sendo que as europeias são penalizadas pelas tarifas de 30% impostas pela ameaça do presidente dos EUA, Donald Trump, ao bloco do continente. Na contramão, a bolsa de Londres sobe, uma vez que o Reino Unido já fechou acordo comercial com os EUA.

Publicidade

Trump também disse que irá taxar com o mesmo porcentual produtos do México a partir de 1º de agosto se os dois países não fecharem acordos com Washington. E afirmou que os EUA estão negociando com o Japão e a Coreia do Sul, sendo que os sul-coreanos querem fechar um acordo em breve. “Nosso país está fazendo muito dinheiro com as tarifas”, declarou Trump. Hoje, o comissário de comércio da UE, Maros Sefcovic, disse que voltará a entrar em contato com negociadores dos EUA.

As bolsas de Nova York abriram sem direção única nesta segunda-feira, enquanto investidores mantêm preocupações sobre a política tarifária do presidente dos EUA. Enquanto isso, na China, as bolsas tiveram ganhos modestos após o aumento das exportações do país em junho, tanto na comparação anual como mensal.

Boletim Focus: expectativa para inflação em 2025 cai novamente

O boletim Focus do Banco Central (BC) atualizou, nesta segunda-feira (14), as previsões para os principais indicadores econômicos, incluindo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e taxa Selic.

As projeções da inflação brasileira em 2025 tiveram novo recuo, pela sétima semana seguida, passando de 5,18% a 5,17%, mas ainda acima da meta (4,50%). As apostas do boletim Focus para a Selic no fim de 2025 seguem em 15% – veja aqui as previsões da economia para os próximos anos.

IBC-Br: prévia do PIB recua em maio

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) caiu 0,74% em maio, na comparação com abril e na série com ajuste sazonal, informou a autarquia nesta segunda-feira. O resultado ficou abaixo do piso da pesquisa Projeções Broadcast, de queda de 0,50%. A mediana indicava baixa de 0,02%, e o teto, alta de 0,54%.

Para Leonardo Costa, economista do ASA, o resultado de maio demonstra desaceleração gradual da atividade doméstica. “Na comparação entre trimestres, o IBC-Br do segundo trimestre até maio indica alta de 0,3%, crescimento mais modesto do que o observado no primeiro trimestre (+1,4%)”, afirma Costa, em nota enviada a clientes.

Publicidade

Em termos de abertura, o destaque negativo na margem ficou para agropecuária (-4,2%) e para indústria (-0,5%), destaca o economista Costa.

Commodities operam sem direção única

Os contratos futuros do petróleo viraram para baixo nesta manhã, enquanto investidores seguem sob expectativa por um anúncio do presidente dos EUA, Donald Trump, em relação à Rússia. Nesta manhã, o barril do petróleo WTI para agosto cedia 0,28%, a US$ 68,17, enquanto o do Brent para setembro caía 0,13%, a US$ 70,23.

Entre as commodities hoje, o minério de ferro no mercado futuro da Dalian Commodity Exchange, na China, para setembro de 2025, fechou em alta de 0,26%, cotado a 766,5 yuans por tonelada, o equivalente a US$ 106,92.

O que mais esperar do Ibovespa hoje?

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu no domingo (13) com ministros no Palácio da Alvorada para discutir a resposta do governo. O banco britânico Barclays espera que o ruído em torno da taxação dos EUA ao Brasil continue, com o presidente Lula podendo angariar dividendos políticos do episódio. Por ora, porém, não vê o País retaliando Washington na mesma moeda.

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, afirmou que o presidente Lula deve anunciar nas próximas semanas uma nova etapa do PAC Seleções, programa do governo federal voltado à destinação de recursos para obras estruturantes nos municípios.

Esses e outros dados do dia ficam no radar de investidores e podem impactar as negociações na bolsa de valores brasileira, influenciando o índice Ibovespa hoje.

Publicidade

*Com informações de Maria Regina Silva, Luciana Xavier e Silvana Rocha, do Broadcast

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Abertura de Mercado
  • bolsa
  • Dolar
  • Ibovespa
  • Juros
Cotações
14/07/2025 13h52 (delay 15min)
Câmbio
14/07/2025 13h52 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Imposto de Renda 2025: é possível saber em qual lote vou receber a restituição? Saiba como

  • 2

    Como americanos estão usando o overbooking para ganhar dinheiro e voar de graça

  • 3

    Golpe do “Pix errado”: veja como funciona e como não ser enganado

  • 4

    Casas de € 1 na Europa atraem americanos que fogem da crise, mas a ‘dolce vita’ tem pegadinhas

  • 5

    Vai casar? Veja os tipos de regime de bens e como funcionam

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Você pode receber o Renda Cidadã? Entenda as regras do programa
Logo E-Investidor
Você pode receber o Renda Cidadã? Entenda as regras do programa
Imagem principal sobre o Ação Jovem: saiba como funciona esse benefício e quem pode participar
Logo E-Investidor
Ação Jovem: saiba como funciona esse benefício e quem pode participar
Imagem principal sobre o Tem como usar internet sem pagar nada? Veja 3 dicas que funcionam
Logo E-Investidor
Tem como usar internet sem pagar nada? Veja 3 dicas que funcionam
Imagem principal sobre o Seu benefício foi cortado? Veja os principais motivos e o que fazer
Logo E-Investidor
Seu benefício foi cortado? Veja os principais motivos e o que fazer
Imagem principal sobre o Bolsa Talento Esportivo: veja como funciona o programa que apoia jovens atletas em SP
Logo E-Investidor
Bolsa Talento Esportivo: veja como funciona o programa que apoia jovens atletas em SP
Imagem principal sobre o Aposentadoria tranquila? Veja como os CDBs podem ajudar no planejamento
Logo E-Investidor
Aposentadoria tranquila? Veja como os CDBs podem ajudar no planejamento
Imagem principal sobre o 5 dicas indispensáveis para economizar na compra do seu primeiro carro
Logo E-Investidor
5 dicas indispensáveis para economizar na compra do seu primeiro carro
Imagem principal sobre o Banco Central tira mais instituições do Pix; veja se o seu banco está na lista
Logo E-Investidor
Banco Central tira mais instituições do Pix; veja se o seu banco está na lista
Últimas: Tempo Real
Bradesco lança Pix por comando de voz no WhatsApp com apoio da BIA, sua assistente com IA
Tempo Real
Bradesco lança Pix por comando de voz no WhatsApp com apoio da BIA, sua assistente com IA

Nova funcionalidade permite transferências via voz ou texto pelo WhatsApp, sem abrir o app do banco. Iniciativa usa Inteligência Artificial Generativa e será expandida até o fim do ano

14/07/2025 | 13h38 | Por Isabela Ortiz
Direcional (DIRR3) aprova emissão de até R$ 500 milhões em debêntures; veja detalhes
Tempo Real
Direcional (DIRR3) aprova emissão de até R$ 500 milhões em debêntures; veja detalhes

Os recursos captados na emissão da empresa serão utilizados no Termo de Securitização

14/07/2025 | 11h12 | Por Mateus Fagundes
Citi reduz projeções para CBA (CBAV3) no 2T25; veja o que fazer com as ações
Tempo Real
Citi reduz projeções para CBA (CBAV3) no 2T25; veja o que fazer com as ações

A revisão se deve a menores volumes de embarque e custos mais elevados, explica o banco

14/07/2025 | 11h04 | Por Isabela Mendes
BRF (BRFS3): bancão aumenta participação para 7,79% no capital social da companhia
Tempo Real
BRF (BRFS3): bancão aumenta participação para 7,79% no capital social da companhia

A informação foi enviada à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) nesta segunda-feira (14)

14/07/2025 | 10h59 | Por Crisley Santana
Ver mais

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador