O Ibovespa abriu em queda de 0,17%, aos 126.718 pontos. O recuo do principal índice da B3, nesta terça-feira (26), ocorre com atenções voltadas à ata do Comitê de Política Monetária (Copom) e as projeções do Boletim Focus, divulgadas nesta manhã.
Leia também
A ata indicou que a projeção para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2024, para o cumprimento da meta de inflação, está em 3,5% no cenário de referência, que mantém a estimativa das duas reuniões anteriores (dezembro e janeiro) e segue acima do centro da meta de 3,0%.
O colegiado notou que um processo desinflacionário mais lento, tanto domesticamente quanto globalmente, não constitui o cenário-base, mas foi incorporado como fonte de incerteza. “Esse aumento de incerteza prescreve cautela na condução da política monetária”, enfatizaram os integrantes da cúpula do Banco Central (BC), que enfatizam a importância da execução das metas fiscais já estabelecidas para a ancoragem das expectativas de inflação e, consequentemente, para a condução da política monetária.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
As expectativas para a economia do País, trazidas pelo relatório de mercado Focus, do BC, também orientam os investidores nesta manhã. O documento trouxe projeções para a Selic, que manteve 9% ao ano, em 2024, e 8,50% ao ano em 2025. Vale lembrar que a “super quarta-feira” (20) ficou marcada pelo corte da taxa Selic em 0,5 ponto porcentual pelo Copom, para 10,75% ao ano.
Ainda na leitura do Boletim Focus, expectativa para a inflação deste ano caiu de 3,79% para 3,75%. Para 2025, foco principal da política monetária, a projeção oscilou de 3,52% para 3,51%.
O relatório elevou pela sexta semana consecutiva a projeção para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2024, de 1,80% para 1,85%. Em 2025, segue em 2%. Para o déficit primário em relação ao PIB deste ano, a mediana seguiu em 0,75%, de 0,78% há um mês.
*Com informações do Broadcast
Publicidade