O Ibovespa registra queda nesta quarta-feira (30), contrariando os ganhos da véspera. Às 14h32, a principal referência da B3 recuava 0,25%, aos 118.108,88 pontos, após oscilar entre máxima a 118.840,80 pontos e mínima a 117.924,30 pontos.
Leia também
A Bolsa brasileira opera na contramão dos índices acionários americanos, que sobem em meio às expectativas de que o Federal Reserve (Fed) sustente os juros nos níveis atuais por mais tempo. Nesta quarta, a segunda leitura do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos do segundo trimestre trouxe expansão anualizada de 2,1%, abaixo do esperado pelo mercado, que projetava alta de 2,6%.
Ao Broadcast, Ilan Arbetman, analista da Ativa Investimentos, afirmou que o Ibovespa não consegue acompanhar Nova York na sessão por ainda persistirem as incertezas fiscais no Brasil. “Essa preocupação segue no radar e por isso não consegue absorver esse viés positivo marginal nos Estados Unidos“, disse. Mesmo com a persistência do governo em zerar o déficit do resultado primário em 2024, “o mercado não compra” essa ideia, explicou Arbetman.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Na B3, quem lidera os ganhos da sessão são as ações da CVC (CVCB3), repercutindo o pedido de recuperação judicial da 123milhas, que está na mira de órgãos de defesa do consumidor depois de ter cancelado pacotes e passagens já pagos por clientes. Com o entendimento do mercado de que a CVC pode absorver participação de mercado da concorrente, os papéis da empresa atingiram nesta quarta a sua maior cotação desde janeiro deste ano.
Na ponta oposta, a maior parte das varejistas recua na sessão, com Alpargatas (ALPA4) puxando as perdas do Ibovespa, seguida por Via (VIIA3). O movimento ocorre mesmo com a queda dos juros futuros.
Na terça-feira (29), o Ibovespa fechou em alta de 1,10%, aos 118.403,61 pontos.
Como é calculado o Índice Ibovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
Publicidade
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.