Últimas notícias

Ibovespa hoje: índice contraria NY e recua com preocupações fiscais

Ações de varejistas são as mais penalizadas no pregão

Ibovespa hoje: índice contraria NY e recua com preocupações fiscais
Ibovespa. (Foto: Daniel Teixeira/Estadão)

O Ibovespa opera em queda nesta terça-feira (16), em meio a temores com a questão fiscal no Brasil. Às 14h23, a principal referência da B3 recua 0,51%, aos 124.693,80 pontos, variando entre máxima a 125.315,63 pontos e mínima a 123.756,08 pontos.

Na segunda-feira (15), o índice sofreu e renovou mínimas consecutivas durante a tarde após a confirmação do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, de que a meta de resultado primário de 2025 será de 0% do Produto Interno Bruto (PIB). A informação foi dada em entrevista à GloboNews. Vale lembrar que, há um ano, a equipe econômica havia estabelecido que buscaria um superávit primário de 0,5% do PIB em 2025.

Com a mudança na meta fiscal, os juros futuros têm mais uma sessão de alta, penalizando ações mais sensíveis ao ciclo econômica. Liderando as perdas do Ibovespa, estão os papéis do Assaí (ASAI3), que recuam 4,88%, seguidos pelos ativos da Alpargatas (ALPA4) e do Carrefour (CRFB3), com perdas de 3,93% e 3,74%, respectivamente. Quem também sofre são as ações da CVC (CVCB3), estendendo as perdas da véspera, quando tombaram mais de 9% e registraram a maior queda do índice.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Entre as ações de grande peso para a composição do Ibovespa, os papéis da Petrobras (PETR3;PETR4) conseguem se manter no campo positivo, mesmo em meio ao movimento oscilante dos contratos futuros de petróleo. Já os ativos da Vale (VALE3) caem 0,77%, após o minério de ferro fechar em baixa de 1,49% na Bolsa de Dalian, na China.

No lado positivo do Ibovespa, as ações da Weg (WEGE3) se destacam e sobem 2,66%. Ao Broadcast, Hugo Queiroz, sócio diretor da L4 Capital, explicou que o movimento ocorre em meio à aversão ao risco na Bolsa brasileira. “Hoje o mercado está fugindo para empresas consideradas seguras, e Weg é uma por ter bons fundamentos enquanto o cenário para investimento em renováveis segue favorável.”

Já nos Estados Unidos, as Bolsas de Nova York operam em alta, na esteira de uma série de balanços de grandes bancos e à espera de comentários do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, nesta tarde. Enquanto Nasdaq avança 0,04%, Dow Jones e S&P 500 têm ganhos de 0,41% e 0,01%, respectivamente.

Como é calculado o Índice Ibovespa?

O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.

Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.

A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.

Publicidade