O Ibovespa opera em queda de 0,19%, aos 112.941,46 pontos na abertura do pregão desta segunda-feira (23). O principal direcionador do índice é o mau humor internacional, que é puxado pelo avanço dos rendimentos dos Treasuries de longo prazo. Os juros da T-note de 10 anos ultrapassaram a marca de 5% e renovaram máximas desde 2007.
Além da negatividade no exterior, o Boletim Focus projetou queda na mediana do Produto Interno Bruto (PIB) em 2023 de 2,92% para 2,90%. Por outro lado, a perspectiva para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no ano passou de 4,75% para 4,65%.
O destaque corporativo vai para Cogna e 3R Petroleum, após a BlackRock atingir participação de 13,9% das ações COGN3 e o Goldman Sachs alcançar 8,7% do capital social da petrolífera. Além disso, hoje marca o início da temporada de balanços.
Como é calculado o Índice Bovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.