Últimas notícias

Ibovespa hoje: índice recua pressionado por Petrobras (PETR3;PETR4) e bancos

Por outro lado, ações da Vale (VALE3), de maior peso para a carteira do índice, sobem

Ibovespa hoje: índice recua pressionado por Petrobras (PETR3;PETR4) e bancos
Índice Bovespa é o principal da Bolsa de Valores. (Foto: Envato Elements)

Ibovespa opera em queda nesta quarta-feira (28), ainda pressionado pelas perdas dos papéis da Petrobras (PETR3;PETR4) e das ações de grandes bancos. Às 15h37, a principal referência da B3 sofre desvalorização de 0,86%, aos 129.037,92 pontos, oscilando entre máxima a 130.154,84 pontos e mínima a 128.858,96 pontos.

Mesmo após a empresa se posicionar dizendo que não há qualquer decisão tomada em relação à distribuição de dividendos ainda não declarados, os papéis da Petrobras (PETR3;PETR4) apresentam mais um dia de queda. Investidores ainda reagem às declarações de Jean Paul Prates, presidente da estatal. Para a Bloomberg News, o executivo afirmou que a petroleira deve ser mais cautelosa em relação à distribuição de dividendos, à medida em que busca se tornar uma potência em energia renovável.

Também de grande peso para o Ibovespa, as ações da Vale (VALE3) sobem 0,46%, cotadas a R$ 67,05, mas não são suficientes para conduzir a Bolsa brasileira a um ritmo positivo. O movimento veio mesmo após o minério de ferro fechar em queda de 0,17% na Bolsa de Dalian, na China.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Já os papéis de grandes bancos operam no território negativo. Dentro do setor, as ações do Itaú (ITUB4) lideram as baixas, recuando 2,24%. Enquanto isso, os ativos preferenciais do Bradesco (BBDC4) cedem 1,43% e os ordinários (BBDC3), 1,12%. Já Santander (SANB11) e Banco do Brasil (BBAS3) sofrem perdas de 1,66% e 0,95%, respectivamente.

No entanto, quem lidera os destaques negativos do Ibovespa são as ações do Pão de Açúcar (PCAR3), em desvalorização de 7,94%. O movimento é de realização, após os papéis da rede de supermercados registrarem o maior ganho do Ibovespa por dois pregões consecutivos, com o mercado precificando a saída do Casino do controle da empresa.

Do lado contrário, as ações da Petz (PETZ3) apresentam a maior alta do índice no dia. Os papéis da varejista se aproximam de fechar fevereiro com a melhor performance do Ibovespa, enquanto acumulam ganhos acima de 28% no mês. Ao Broadcast, o analista independente Hulisses Dias explicou que o desempenho ocorreu após o aumento da participação acionária anunciado por Sergio Zimerman, fundador e CEO da Petz, na última semana.

Na quarta-feira (28), a principal referência da B3 encerrou a sessão em queda de 1,16%, aos 130.155,43 pontos, em meio ao forte recuo das ações da Petrobras (PETR3;PETR4).

Como é calculado o Índice Ibovespa?

O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.

Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.

Publicidade

A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.