Tempo Real

Ibovespa hoje: índice volta a subir em pregão pós-Copom

Ações da CVC (CVCB3) lideram os ganhos do índice no dia

Ibovespa hoje: índice volta a subir em pregão pós-Copom
Índice Ibovespa é o principal da Bolsa de Valores. (Foto: Envato Elements)

O Ibovespa voltou a subir nesta quinta-feira (1), após ter chegado a virar para o campo negativo no início da tarde. Às 14h09, a principal referência da B3 avança 0,43%, aos 128.299,28 pontos, oscilando entre máxima a 128.388,05 pontos e mínima a 127.283,98 pontos.

Um dia após o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) manter a taxa de juros americana em 5,25% a 5,50% ao ano, as Bolsas de Nova York registram alta. O Nasdaq avança 0,82%, enquanto Dow Jones e S&P 500 apresentam ganhos de 0,52% e 0,75%, respectivamente.

No Brasil, o Comitê de Política Monetária (Copom) anunciou na quarta-feira (31) um novo corte de 0,50 ponto percentual na taxa básica de juros. Com a redução, a Selic chega a 11,25% ao ano – o menor patamar desde março de 2022. Nesta matéria, é possível conferir como a decisão monetária impacta diferentes investimentos.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Olhando para a Bolsa brasileira, as ações da CVC (CVCB3) registram a maior alta do Ibovespa nesta tarde e sobem 3,44%, em um movimento de ajuste. Isso porque os papéis da empresa acumulam baixa de 33,11% nos últimos 12 meses e, só em 2024, já cederam 14%.

Do lado oposto, as ações da Azul (AZUL4) enfrentam a pior queda do índice na sessão, mesmo após a Petrobras (PETR3;PETR4) informar que vai reduzir o preço do querosene de aviação em 0,4% a partir desta quinta.

No segundo dia fora do Ibovespa, os papéis da Gol (GOLL4) também operam no campo negativo e recuam 8,13%, com investidores ainda absorvendo o pedido de recuperação judicial da companhia nos Estados Unidos.

Na quarta-feira (31), a principal referência da B3 encerrou a sessão em alta de 0,28%, aos 127.752,28 pontos, mas teve seus ganhos limitados após Jerome Powell, presidente do Fed, destacar que não acredita que os juros americanos serão cortados já em março.

Como é calculado o Índice Ibovespa?

O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.

Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.

Publicidade

A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.