Últimas notícias

Ibovespa sobe com ajuda de Petrobras e bancos

Em Wall Street, os principais índices de ações caíam entre 0,4% e 0,6%, diante de alta do petróleo

Ibovespa sobe com ajuda de Petrobras e bancos
De acordo com especialista, mais de 90% da alta do Ibovespa vem do desempenho das empresas de commodities. Foto: REUTERS/Paulo Whitaker

O principal índice da bolsa brasileira avançava nesta terça-feira, embalado por ações de Petrobras e do setor financeiro, embora Wall Street apontasse queda na volta de feriado.

A petrolífera estatal subia em dia de alta para o petróleo e após perdas recentes. Além disso, o governo formalizou um pedido de inclusão da Petrobras na carteira do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). Vale caía na ponta oposta.

Às 12:18 (de Brasília), o Ibovespa subia 0,39%, a 111.463,71 pontos. O índice caminhava para fechar o mês com alta de 3,6%. O volume financeiro era de 7,5 bilhões de reais.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“O Ibovespa se descola dos pares internacionais, que estão focados no avanço da inflação. Isso porque o Ibovespa tem um grande peso de empresas como Petrobras e Eletrobras, que têm apresentado recuperação após recuar nos últimos dias”, afirmou Simone Pasianotto, economista-chefe da Reag Investimentos.

Em Wall Street, os principais índices de ações caíam entre 0,4% e 0,6%, diante de alta do petróleo, que gera temores com inflação, e após comentários de membro do Federal Reserve (Fed). Investidores aguardam por conversa entre o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o presidente do Fed, Jerome Powell, à tarde. Na zona do euro, a maioria dos índices recuava após dado de inflação acima do esperado.

A taxa de desemprego no Brasil atingiu o nível mais baixo desde o começo de 2016 no trimestre até abril, a 10,5%, disse o IBGE mais cedo, superando expectativas de analistas, reafirmando humor mais positivo para a bolsa brasileira.

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, participa de audiência pública na comissão de Direitos de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados, às 14h.

DESTAQUES

Publicidade

– PETROBRAS PN subia 0,5%, após duas sessões de queda forte. O petróleo subia após líderes da União Europeia acertarem corte de 90% das importações de petróleo russo para o bloco até o fim do ano. Por aqui, o governo pediu a inclusão da Petrobras em estudos para privatização. 3R PETROLEUM ON expandia 3,2% e PETRORIO tinha acréscimo de 1,5%.

– BANCO DO BRASIL ON expandia 2,7%, após cinco recuos seguidos. ITAÚ UNIBANCO PN crescia 1,5%.

– VALE ON caía 1,6%, mesmo após os contratos futuros de minério de ferro em Dalian subirem com relaxamento de restrições contra Covid-19 na China. Ações de siderúrgicas operavam em direções distintas.

– MARFRIG crescia 4,9%. O frigorífico afirmou que seus controladores passaram a deter 50,04% de participação na companhia.

– IRB ON disparava 7,1%, após duas quedas.

Publicidade

– CPFL ENERGIA ON diminuía 1,4%, a quarta queda nas últimas cinco sessões, e VIBRA ON reduzia 2%.

– EMBRAER ON valorizava-se 2,6%. Um executivo da fabricante de aeronaves disse nesta manhã que a empresa ainda trabalha com entrega de 22 aeronaves KC-390 para a Força Aérea Brasileira (FAB), após a FAB mostrar intenção de cortar a encomenda para 15 unidades.

– ELETROBRAS PNB evoluía 0,7% e a ação ON subia 1,6%.