Educação Financeira

Bolsa de valores: como são definidos os tickers das ações?

Entenda o nome das ações, como eles funcionam e de que modo ler códigos como PETR4 e MGLU3

Bolsa de valores: como são definidos os tickers das ações?
Entenda como são definidos os números e letras dos tickers das ações da bolsa. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)
  • Tickers são os códigos pelos quais as ações são negociadas e têm o objetivo de facilitar a identificação dos ativos e o processamento dos dados
  • A nomeação não é aleatória, e cada código segue regras que indicam a empresa e a natureza da ação

Quem deseja comprar ações deve abrir uma conta em uma corretora e, por meio do home broker, fazer a seleção dos ativos organizados em códigos, os chamados tickers. Mas, em termos práticos, o que significam códigos como PETR3 e PETR4?

Se você é “marinheiro de primeira viagem“, pode ficar um pouco perdido com todas as siglas e os números. A boa notícia é que E-Investidor preparou um roteiro com as principais informações para você navegar no mundo dos investimentos com mais segurança.

Entenda mais do assunto e veja como algumas informações são úteis para acompanhar e negociar as ações nas bolsas de valores.

O que são os tickers e como funcionam?

Tickers ajudam a processar grandes quantidades de informação. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Os tickers são os códigos que correspondem às ações negociadas nas bolsas de valores. Por exemplo, se você deseja comprar ações preferenciais da Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras), não precisa digitar “ações preferenciais da empresa Petróleo Brasileiro S.A.”, basta inserir PETR4.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Hoje, na B3, há 2.113 empresas listadas com diferentes tipos de ação, como nominaispreferenciais e Units, que são um combo de certa composição dos dois tipos anteriores — ou seja, há milhares de variações.

Como ler os tickers da B3?

Os tickers com final 4 indicam as ações com maior liquidez. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Para o economista Eduardo Edart, especialista em investimentos, a regulação funciona de acordo com o tipo de cada ação. O código que a empresa assume tem quatro letras e pode ser consultado na lista de empresas que operam na B3. Já os números seguem a seguinte regra:

  • 3 corresponde a uma ação ordinária, que dá direito a voto nas assembleias da companhia na proporção da cota que se tem;
  • 4 remete a uma ação preferencial, que tem preferência na distribuição dos dividendos da empresa ou nos recebimentos em caso de falência — costumam ser as ações com maior liquidez;
  • 11 se refere a diferentes opções — Units, Fundos de Investimentos ou Exchange-traded Funds (ETFs) e Brazilian Deposits Receipts (BDRs), que são ativos de empresas estrangeiras com operação na B3.

Você pode encontrar ainda outra variação, como o código PETR4F. Mas o que significa o F no fim? Segundo Francisco D’Orto Neto, professor da Faculdade Fipecapi, as letras representam o nome do ativo, em que PETR é a Petrobras; os números indicam que se trata de uma ação preferencial; e o F sinaliza uma operação do mercado fracionário.

“No mercado fracionário, as ações podem ser negociadas sem a obrigatoriedade de um lote mínimo de cem ações. Para comprar de 1 a 99 ações soltas, deve-se usar o código PETR4F, e não PETR4″, explica o especialista.

O professor observa que, nesse caso, é preciso se atentar ao fato de que a liquidez é menor, já que há menos oferta de ações que não estão em lotes de cem unidades nem procura por elas. Megociar ações no varejo pode ser menos interessante pela taxa de corretagem. Ao negociar em maior volume, por exemplo, é possível diluir esse custo.

De acordo com D’Orto Neto, cada bolsa de valores organiza a codificação em tickers do próprio modo. Enquanto no Brasil a B3 opera com a regra “quatro letras e um número”, outros locais têm outra codificação. “Se no Brasil a B3 adota códigos como PETR3 e PETR4, nos Estados Unidos os ativos da Petrobras são negociados com o código PBR“, afirma o professor.

Já na Bolsa de Valores de Londres (LSE), por exemplo, a Petrobras negocia ativos por meio do código 0KHP. Por isso, se você deseja ingressar em outros mercados (e há bons motivos pra isso, começando pela estabilidade do câmbio), vale a pena estudar o funcionamento de cada um deles. Educação financeira exige dedicação e pesquisa.

Publicidade

Seja qual for o local onde você aportará seu dinheiro, continuam valendo aquelas orientações de ouro: “Planeje seus investimentos e monte uma carteira de ações diversificada e coerente com critérios e convicções, dentro das características frente ao risco”, diz Edart.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos