Últimas notícias

Inditex, dona da Zara, fecha lojas e plataforma on-line na Rússia

Inditex, dona da Zara, fecha lojas e plataforma on-line na Rússia
O Procon-SP destacou ainda relatos de vendas feitas por sites falsos ou perfis de redes sociais falsos. (Foto: Pixabay)

A varejista de moda espanhola Inditex suspendeu as operações na Rússia, fechando suas 502 lojas e interrompendo as vendas online, informou a empresa em comunicado neste sábado. A proprietária da Zara acompanha algumas das maiores marcas ocidentais que suspenderam suas operações na Rússia, incluindo sua principal rival H&M, após a invasão da Ucrânia e a imposição de sanções econômicas. “Nas circunstâncias atuais, a Inditex não pode garantir a continuidade das operações e condições comerciais na Rússia e suspende temporariamente sua atividade”, disse a maior empresa de moda do mundo.

A Rússia responde por cerca de 8,5% do EBIT global do grupo (lucro antes de juros e impostos) e todas as lojas da Inditex operam em regime de aluguel, disse a empresa. A Inditex disse que oferecerá a mais de 9.000 trabalhadores um plano especial de suporte, sem dar mais detalhes. O grupo havia dito que suas 79 lojas na Ucrânia já haviam sido temporariamente fechadas.

“A combinação do rublo fraco, resultando em grandes aumentos de preços para o consumidor russo, e maiores dificuldades logísticas tornarão as operações difíceis para todos os varejistas que importam para a Rússia, mesmo que não haja sanções diretas sobre suas categorias de produtos”, disse Adam Cochrane, analista do Deutsche Bank Research.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos