Últimas notícias

Investidores da Telecom Italia conversam sobre potencial reformulação

O primeiro-ministro da Itália, Mario Draghi afirmou que ainda não está claro o que acontece com a empresa

Investidores da Telecom Italia conversam sobre potencial reformulação
A Telecom Italia controla a empresa de telefonia TIM no Brasil. Foto: REUTERS/Stefano Rellandini/File Photo

Os principais investidores da Telecom Italia estão discutindo uma reformulação na empresa, segundo o primeiro-ministro da Itália, Mario Draghi.

A Telecom Italia fez uma série de alertas sobre seus resultados neste ano, o que levou à saída do presidente-executivo Luigi Gubitosi, uma semana após o fundo norte-americano KKR enviar uma oferta de aquisição que avalia a companhia em 33 bilhões de euros (37 bilhões de dólares), incluindo dívida.

Draghi afirmou a repórteres, em uma tradicional coletiva de imprensa de fim de ano, que ainda não está claro o que acontece com a Telecom Italia.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“A situação está evoluindo, há uma oferta pública de aquisição que precisa ser anunciada, mas cujas características não são claras, há negociações entre CDP (investidor estatal), Vivendi e outros acionistas da Telecom Italia”, disse Draghi.

A Vivendi, principal acionista da Telecom Italia com uma participação de quase 24%, afirmou que a oferta do KKR não avalia adequadamente a Telecom Italia.

Fontes disseram que a Vivendi está tentando explorar um projeto alternativo e buscando um acordo com a CDP, o segundo maior acionista da Telecom Italia, com uma participação de 10%.

“O governo quer proteger três coisas em uma reestruturação da Telecom Italia: empregos, sua infraestrutura, ou seja, a rede de telefonia fixa do grupo e … sua tecnologia de primeira linha”, disse o primeiro-ministro.

Tanto os projetos da KKR e como os da Vivendi envolvem a separação dos ativos de infraestrutura da Telecom Italia de seu braço de serviços.

Publicidade

O governo anterior tentou separar os ativos de infraestrutura da Telecom Italia para criar uma única rede ultrarrápida em toda a Itália, mas o projeto foi paralisado.

Existem novas ideias (sobre como proceder) todas as semanas, mas a linha do governo será ditada pela necessidade de proteger esses três aspectos, disse Draghi.

As ações da Telecom Italia subiram 2,5% após os comentários de Draghi. Depois da renúncia de Gubitosi, a Telecom Italia promoveu o executivo sênior Pietro Labriola a diretor geral e disse que tentará nomear um novo presidente o mais rápido possível.

A proposta de aquisição de 37 bilhões de dólares da KKR está condicionada ao apoio do conselho da empresa e do governo da Itália.