Itaú compra por R$ 786 milhões as participações de Assaí, Casas Bahia e GPA na FIC, encerrando parceria de 20 anos. Varejistas buscam novos acordos financeiros após o fim da joint venture. (Imagem: Adobe Stock)
Em um negócio de R$ 786 milhões, o Itaú fechou acordo para comprar as participações de três redes de varejo – Assaí, Casas Bahia e Grupo Pão de Açúcar (GPA) – na Financeira Itaú CBD, conhecida como FIC. Com o acordo, o Itaú põe fim a parcerias que tinha com varejo em financeira criadas há mais de 20 anos, enquanto as redes podem buscar novos parceiros no setor financeiro e algumas delas, como o GPA, já estão em tratativas, segundo fontes.
A FIC foi criada em 2004, então uma parceria do Itaú com o Pão de Açúcar e que depois recebeu novos sócios, a Casas Bahia e o Assaí, na época pertencentes ao mesmo grupo. O objetivo naquele momento era oferecer produtos financeiros aos clientes das redes de varejo, principalmente cartões e financiamentos. Segundo uma fonte, há mais de um ano esse negócio vem sendo rediscutido dentro do banco.
Pela fatia do GPA e do Assaí na FIC, o Itaú pagou R$ 260 milhões para cada, de acordo com um comunicado das duas redes de supermercados. O GPA deve usar os recursos para reduzir o endividamento.
Para a Casas Bahia, o desembolso foi de R$ 266 milhões, mas também incluiu um acordo para comprar a fatia da rede varejista no Banco Investcred. Em 2001, o Unibanco, que viria a se fundir com o Itaú em 2008, comprou 50% desse banco, que na época era responsável por 70% dos financiamentos do Ponto Frio, que pertencia à Globex, hoje incorporado pela Casas Bahia. O dinheiro será destinado integralmente para o plano de transformação da companhia.
Sem o Itaú, as varejistas informaram que podem buscar novas parcerias no setor financeiro. O Assaí assegurou mais dois anos de contrato de exclusividade com a FIC e “poderá explorar novas oportunidades de distribuição de outros produtos e serviços financeiros” para seus clientes.
Com a venda, o GPA ressaltou que está livre para procurar acordos em serviços financeiros para explorar o fluxo de mais de 20 milhões de clientes por mês em suas 730 lojas. Segundo fontes, já negocia com interessados uma nova parceria financeira e pode anunciar a operação assim que a venda atual ao Itaú for concluída.
A Casas Bahia menciona ainda a possibilidade de nova parceria envolvendo o Ponto Frio, já que o acordo libera esse balcão. A rede tem também uma parceria com Bradesco em cartões.
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As operações dependem das aprovações do Banco Central e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Na assessoria financeira e jurídica dos negócios, o Assaí foi assessorado pelo UBS BB e Matos Filho; a Casas Bahia pelo Pinheiro Neto e o GPA pelo BR Partners e Lefosse.