Últimas notícias

Juros: taxas longas têm viés de alta com dólar e cautela doméstica

O contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) com vencimento em janeiro de 2024 tinha taxa de 14,03%

Foto: Envato

As taxas de juros negociadas no mercado futuro oscilam perto da estabilidade nestes primeiros minutos de negociação, mas mostram ligeiro viés de alta nos vencimentos intermediários e longos. Nos últimos cinco dias de negociação, os juros futuros brasileiros avançaram em quatro. A resistência das taxas hoje, com leve inclinação, ocorre em sintonia com a alta do dólar e a percepção de risco fiscal e eleitoral no Brasil, afirmam profissionais do mercado. Além disso, o cenário é de maior cautela no exterior, que corrige o otimismo dos últimos dias diante de preocupações com a economia na Europa, na véspera da decisão de política monetária do Banco Central Europeu (BCE).

Na Europa, o risco de corte no fornecimento de gás da Rússia poderia reduzir o Produto Interno Bruto (PIB) da região em até 1,5%, segundo estimou a comissária da União Europeia para energia, Kadri Simson. A Comissão Europeia divulgou hoje um plano que busca reduzir o consumo de gás em 15% na UE até março do ano que vem. Os juros de bônus europeus operam em baixa nesta manhã, em resposta ao cenário adverso na região.

Por aqui, o destaque neste início de dia fica por conta do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M). O indicador calculado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) desacelerou a 0,52% na segunda prévia de julho, após registrar alta de 0,55% na mesma leitura de junho.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Para Silvio Campos Neto, economista-chefe da Tendências Consultoria, os sinais externos sugerem uma sessão de movimentos limitados nos ativos brasileiros hoje, afetados também pelo clima de apreensão local. “Com o tema eleitoral entrando em cena e as renovadas turbulências internas, os ativos domésticos começam a incorporar um maior prêmio, em especial câmbio e juros longos.

Às 9h55, o contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) com vencimento em janeiro de 2024 tinha taxa de 14,03%, a mesma taxa do ajuste de ontem. O DI para janeiro de 2025 projetava 13,48%, contra 13,44%. Na ponta longa da curva, a taxa do DI para janeiro de 2027 era de 13,39%, ante 13,36% do ajuste anterior.