Os rendimentos dos Treasuries ficaram sem direção única, com o da T-note de 2 anos de volta a 5% em meio ao risco de que o Federal Reserve (Fed) mantenha postura agressiva contra inflação. O movimento refletiu indicador de serviços nos Estados Unidos que sugeriu resiliência no setor, além de comentário de dirigente do banco central americano.
Leia também
No fim da tarde em Nova York, o retorno da T-note de 2 anos subia a 5,037%, o da T-note de 10 anos aumentava a 4,298% e o do T-bond de 30 anos caía a 4,367%.
O principal assessor econômico da Allianz, Mohamed El-Erian, atribui o movimento na renda fixa à grande oferta de títulos no mercado, a indicadores econômicos fortes e ao avanço dos preços do petróleo, que estão nos níveis máximos em cerca de 10 meses.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Hoje, duas leituras de índices de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) de serviços dos EUA apresentaram direcionamento divergentes, emboras ambas sigam em terreno de expansão. Houve particular reação à estimativa do Instituto para Gestão da Oferta (ISM), que teve inesperado avanço e sugeriu resiliência do setor.
“Embora a relevância dos dados tenha diminuído marginalmente, dado o momento pós-payroll de sua divulgação, a leitura dos serviços é relevante para o otimismo persistente referente ao pouso suave”, afirma o BMO Capital Markets.
Com isso, o mercado voltou a precificar de maneira majoritária o cenário de mais aperto monetário do Fed este ano, conforme mostrou monitoramento do CME Group. Esse quadro, no entanto, foi temporário e, no fim da tarde, a curva já embutia a hipótese da manutenção com mais força.
Mais cedo, a presidente do Fed de Boston, Susan Collins, afirmou que os juros ficarão restritivos por algum tempo.
Publicidade
À tarde, o Livro Bege do Fed ressaltou que a economia dos EUA cresceu de forma modesta entre julho e agosto. Para o analista Edward Moya, da Oanda, o documento aponta para um quadro de desaceleração econômica junto com esfriamento dos salários, o que pode abrir caminho para o fim do processo de aperto.