O Detran divulgou, na última sexta-feira (30), o calendário do licenciamento anual obrigatório para o estado de São Paulo. A regularização do documento começou neste sábado (1) e o cronograma estabelecido pela instituição é feito conforme o número final da placa de identificação veicular.
Leia também
O serviço para a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) é realizado de maneira totalmente online. O valor da taxa para licenciar o veículo é de R$ 155,23, independentemente da categoria.
Caso a regularização não seja feita dentro do prazo estabelecido, o dono corre o risco de cometer uma infração gravíssima, sendo punida com sete pontos na CNH, multa de R$ 293,47, além de remoção do veículo ao pátio. Vale lembrar que, para realizar o licenciamento, é preciso informar o número do Renavam e pagar quaisquer débitos pendentes, como o IPVA ou multas antigas.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Os proprietários de veículos cujas placas terminam com os números 1 e 2 têm até o dia 31 de julho para emitir o novo documento.
Veja o calendário:
Imagem: Detran -SP
Publicidade
Como licenciar o veículo?
O pagamento da emissão do documento pode ser feito via internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico nos bancos conveniados Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Safra, Itaú, Caixa Econômica Federal e também nas lotéricas.
O serviço será processado de forma automática e o CRLV-e estará disponível em meio digital no aplicativo Carteira Digital de Trânsito – CDT, para pessoas físicas. O documento em formato digital também pode ser baixado através do aplicativo, portal do Detran-SP, Poupatempo ou ainda no portal de serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN).
Entre janeiro e maio deste ano, o licenciamento antecipado possibilitou a regularização de 6,2 milhões de proprietários de veículos, independentemente do final de placa do veículo.
Publicidade