Últimas notícias

Chevron supera expectativas e tem maior lucro em 6 trimestres

Com o desempenho, a empresa se junto a uma série de companhias do setor para recompensar investidores

Chevron supera expectativas e tem maior lucro em 6 trimestres
Plataforma de petróleo (Foto: Envato Elements)

(Reuters) – A petroleira Chevron reportou nesta sexta-feira, 30, seu maior lucro em seis trimestres e se juntou a uma série de companhias do setor a recompensar investidores com recompras de ações, uma vez que a recuperação nos preços do petróleo levou os ganhos e o fluxo de caixa da empresa a níveis pré-pandemia.

Petróleo e gás têm sido negociados perto de máximas de vários anos, com os combustíveis recuperando perdas registradas em meio à pandemia e o gás natural disparando devido à demanda climática. Além disso, a decisão da Opep de estender cortes de produção até o ano que vem manteve o preço do petróleo acima dos 70 dólares por barril.

A companhia também reduziu sua estimativa para os gastos de capital neste ano para cerca de 13 bilhões de dólares, abaixo do patamar visto no ano passado. Antes, a empresa projetava orçamento de 14 bilhões a 16 bilhões de dólares por ano em gastos de capital e para exploração até 2025.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No ano passado, a Chevron cortou gastos para permitir que os lucros fluíssem acima de 50 dólares por barril. Os custos mais baixos e os preços mais altos geraram o maior fluxo de caixa em dois anos, permitindo à empresa reduzir sua dívida e retomar recompras de ações, segundo a administração.

As recompras de ações serão retomadas neste trimestre, com ritmo anual visto entre 2 bilhões e 3 bilhões de dólares –cerca de metade do planejado anteriormente–, disse o presidente-executivo da empresa, Michael Wirth.

A empresa havia interrompido as recompras no início do ano passado, quando a pandemia fez com que a demanda por petróleo despencasse.

“Sempre dissemos que começaríamos as recompras quando estivéssemos confiantes de que poderíamos sustentá-las. Nosso ponto de equilíbrio é de 50 dólares por barril, e agora estamos bem acima disso”, afirmou à Reuters o diretor financeiro da Chevron, Pierre Breber.

“Estamos tentando reconquistar investidores… A demanda por nossos produtos se recuperou totalmente, e a demanda por nossos estoques está se recuperando”, acrescentou.

Publicidade

O lucro ajustado da empresa, de 1,71 dólar por ação, superou as estimativas de Wall Street, de 1,59 dólar/ação, segundo dados da Refinitiv IBES.