Últimas notícias

Lucro da CSN recua na base trimestral por segmento de mineração

A empresa registrou lucro líquido de 1,325 bilhão de reais no terceiro trimestre

Lucro da CSN recua na base trimestral por segmento de mineração
CSN (Marcos Arcoverde / Estadão)

A CSN registrou lucro líquido de 1,325 bilhão de reais no terceiro trimestre, crescimento de 5% frente ao mesmo período do ano passado, mas queda de 76% em relação aos três meses anteriores, de acordo com dados divulgados pela companhia no final da quarta-feira (4).

A companhia atrelou o declínio na base sequencial à piora do desempenho operacional, especialmente no segmento de mineração, além do impacto das despesas financeiras e da maior provisão para imposto de renda no período.

O resultado operacional medido pelo Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado somou 4,296 bilhões de reais, alta de 23% ano a ano, mas queda de 47% na comparação trimestral.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

De acordo com a CSN, o segmento de mineração, além de ter observado um menor volume de vendas em razão da estratégia comercial realizada no período, ainda teve um impacto importante do preço realizado e do aumento do custo de frete.

A CSN destacou, contudo, o efeito não recorrente das reversões de provisão de receita, além das cargas não vendidas que devem impactar positivamente o resultado do último trimestre do ano. Também afirmou que as dinâmicas de preço e de frete já se mostram mais positivas quando se analisa os preços futuros.

A margem Ebitda ficou em 40,6%, de 39% um ano antes e 53,1% no segundo trimestre.

A receita líquida cresceu 18% ano a ano, para 10,246 bilhões de reais, mas caiu 33% na base sequencial. Em volumes, as vendas de aço caíram 23% tanto na comparação anual como trimestral, enquanto as vendas de minério encolheram 11% e 10%, respectivamente.

A dívida líquida ajustada no final do terceiro trimestre somou 14,775 bilhões de reais, queda de 52% ante o mesmo período do ano passado, mas subiu 12% frente ao segundo trimestre. A relação dívida líquida/Ebitda ajustado ficou em 0,64 vez, de 3,67 vezes um ano antes e 0,6 vez no trimestre anterior.

Publicidade

O fluxo de caixa ajustado alcançou 4,023 bilhões de reais.

PROJEÇÕES

A CSN e a sua controlada CSN Mineração também atualizaram projeções para este ano, quando esperam atingir 560 milhões de reais em investimentos (capex) para a expansão na mineração e produzir um volume total de minério de ferro mais compras de terceiros entre 36 milhões e 37 milhões de toneladas.

As empresas também projetam atingir custo C1 de produção de minério de aproximadamente 19 dólares por tonelada no fechamento do balanço anual de 2021.