Últimas notícias

Brasil descumpriu meta de inflação mais que outros países, diz Campos Neto

Presidente do BC afirma que Brasil aceitou inflação em troca de maior crescimento

Brasil descumpriu meta de inflação mais que outros países, diz Campos Neto
Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central. Foto: Gabriela Biló/Estadão

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, em debate sobre juros no Senado, rebateu novamente que o Brasil tenha descumprido a meta de inflação mais do que pares internacionais e disse que o descolamento de metas ocorreu quando se aceitou mais inflação em troca de crescimento.

Ele citou os exemplos recentes de Argentina e Turquia. “Argentina e Turquia trocaram inflação por crescimento e tiveram mais inflação e menos crescimento no fim das contas.”

Campos Neto repetiu que o Brasil teve sete estouros de metas em 24 anos, um número similar a pares, como o Chile e o Peru. “Temos sistema de metas de inflação que funciona muito bem em todos os países. Passamos a maior parte do tempo dentro da banda do regime de metas.”

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Sobre o atual nível de metas, o presidente do BC citou que países desenvolvidos têm meta de 2% e, em muitos pares emergentes, o nível é igual ao do Brasil, de 3%. “Entre os países relevantes, apenas África do Sul e Índia têm metas acima de 3,00%.”

Campos Neto ainda repetiu que é consenso que a autonomia de bancos centrais provoca menor inflação e volatilidade. O presidente do BC participa do debate “Juros, Inflação e Crescimento”, promovido pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. O debate também conta com a participação dos ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e do Planejamento, Simone Tebet, além de presidentes de entidades e de economistas.