Últimas notícias

Nova regulação sobre fintechs deve ter efeito limitado sobre Nubank

Nova regulação sobre fintechs deve ter efeito limitado sobre Nubank
Foto: Paulo Whitaker/Reuters

O impacto sobre o Nubank das novas exigências para funcionamento de fintechs, anunciadas cedo pelo Banco Central (BC), deve ser mais restrito a regras de capital e limitado no curto prazo, escreveram analistas do Citi nesta sexta-feira.

As novas regras ampliam exigências aplicadas às fintechs de maior porte.

As novas regras podem colocar uma “leve pressão sobre as margem financeira líquida do Nubank, pois a empresa precisará alocar depósitos para instrumentos de menor rendimento”, escreveram analistas incluindo Ashwin Shirvaikar.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Segundo eles, o impacto no curto prazo deve ser limitado, já que o Nubank tem excesso de depósitos e já remunera os depositantes em 100% da taxa interbancária.

Com relação à adequação ao capital mínimo, o Citi diz não ver maiores impactos ao Nubank, especialmente dado que o banco digital está bem capitalizado após sua oferta pública inicial de ações (IPO) em dezembro.

O Citi acredita que o Nubank será classificado como uma instituição “tipo 3” segmento “S2” com base nas novas classificações disponibilizadas pelo BC, pois seus ativos representaram cerca de 1% do PIB do país.

O BC criou uma nova classificação com três tipos de conglomerados financeiros. O tipo 3 é definido como: conglomerado prudencial liderado por instituição de pagamento e integrado por instituição financeira. Dentro dele há segmentação de S2 a S5 a depender do porte do conglomerado como proporção do Produto Interno Bruto (PIB).

O Citi manteve recomendação de compra para a ação do Nubank.

Publicidade

Às 13h56 (horário de Brasília), o papel do Nubank caía 6,8% em Nova York. Os principais índices das bolsas norte-americanas operavam mistas, com o Nasdaq em queda de 1,1%, o S&P 500 recuando 0,2% e o Dow Jones em alta de 0,4%.