Logotipo do Nubank, na sede da fintech, em São Paulo 19/06/2018 REUTERS/Paulo Whitaker
O Nubank anunciou nesta quinta-feira (23) o lançamento do NuBraille, um tipo de cartão acessível para pessoas cegas ou com baixa visão. Nele, o primeiro nome do cliente ou da empresa estará impresso em braille, assim como os quatro últimos dígitos de identificação.
A opção está disponível para o cartão “roxinho”, voltado para pessoas físicas, das linhas Gold e Platinum, assim como para os cartões PJ, de pessoas jurídicas.
Novos clientes do banco podem solicitar o produto por meio do aplicativo do Nubank, através de um processo que reconhece quais usuários utilizam leitores de tela. Para essas pessoas, aparecerá uma seção customizada com a opção para pedir o cartão em braille.
Clientes cegos ou com baixa visão que já possuem um cartão do banco podem solicitar a troca pelo NuBraille ao time de atendimento do Nubank pelo número de telefone 0800 608 6236.
Para Gisele Oliveira, especialista em Diversidade & Inclusão no Nubank, que é cega e utiliza a escrita braille, a experiência garante maior autonomia ao usuário. “A relevância de possuir o nome de uma pessoa ou de sua empresa em braille é extremamente valiosa, uma vez que reforça o sentimento de pertencimento, inclusão e também de ordem afetiva, já que o braille não está presente no cotidiano ou na escrita em tinta”, afirma.
O kit de boas-vindas, que acompanha o envio do cartão, também é acessível, apresentando letras grandes e escrita em braille, além de um QR Code que leva o cliente a instruções com audiodescrição no canal do YouTube do banco, com orientações para o desbloqueio do NuBraille a para a criação de cartões virtuais.