Últimas notícias

Ouro fecha em alta, impulsionado pela desvalorização global do dólar

Esta é a primeira alta do metal precioso em três sessões

Ouro fecha em alta, impulsionado pela desvalorização global do dólar
Foto: Evanto Elements

O ouro fechou com ganhos nesta terça-feira (19), impulsionado pela desvalorização global do dólar. Quando a moeda americana se enfraquece, as commodities ficam mais baratas e atrativas para quem negocia com outras divisas. Esta é a primeira alta do metal precioso em três sessões.

Na Comex, divisão de metais da New York Mercantile Exchange (Nymex), o ouro com entrega prevista para dezembro subiu 0,27%, a US$ 1.770,5 a onça-troy.

“O preço do ouro se recuperou de ontem para hoje para US$ 1.780 por onça troy, com o suporte do dólar mais fraco”, escreveu o analista Daniel Briesemann, do Commerzbank, em uma análise publicada no começo do pregão.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Mesmo assim, segundo o profissional do banco alemão, o preço do ouro ainda “carece de um fator-chave de suporte” para subir mais.

O dólar se enfraqueceu hoje devido a uma conjunção de fatores. O apetite por risco prevaleceu nos mercados globais, principalmente em Nova York, onde balanços corporativos impulsionaram as bolsas.

Além disso, fatores que têm valorizado o dólar, como a cada vez mais provável redução das compras de ativos do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), já estão precificados, de acordo com o analista de mercado Joe Manimbo, da Western Union.

“Embora o Fed pareça estar no caminho para aumentar as taxas de juros no próximo ano, a espera por juros de empréstimo mais altos parece mais curta no exterior, como na Grã-Bretanha”, acrescenta Manimbo. Não à toa, uma das moedas que mais se valorizou hoje contra o dólar foi a libra.