Últimas notícias

Ouro fecha em alta de 2% com temor de inflação após dados dos EUA

O metal é usado com frequência por investidores como ativo de proteção contra as pressões inflacionárias

Foto: Evanto Elements

O ouro fechou em alta nesta quarta-feira (13), em meio a um aumento das preocupações no mundo com a inflação. O metal precioso é usado com frequência por investidores como ativo de proteção contra as pressões inflacionárias. Além disso, o mercado operou em compasso de espera pela divulgação da ata da reunião de política monetária mais recente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano).

Na Comex, divisão de metais da New York Mercantile Exchange (Nymex), o ouro com entrega prevista para dezembro subiu 2,01%, a US$ 1.794,7 por onça-troy.

Em setembro, o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos EUA subiu 0,4%, na comparação com agosto, acima da mediana das previsões de analistas consultados pelo Projeções Broadcast, de alta de 0,3%.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Os dados, divulgados hoje pelo Departamento do Trabalho americano, reforçaram o temor de que a alta da inflação no mundo acabe por prejudicar a retomada econômica. Tudo isso em meio a uma crise energética que tem elevado os preços dos combustíveis.

“Os participantes do mercado de ouro presumivelmente estarão concentrando a maior parte de sua atenção hoje nos dados de inflação dos EUA para setembro”, escreveram analistas do Commerzbank antes da divulgação do indicador. “Nossos economistas esperam que o índice básico tenha permanecido no mesmo nível elevado do mês anterior e que a o núcleo (descontando energia e alimentos) tenha realmente subido ligeiramente. Isso poderia dar suporte ao ouro”, acrescentaram.

Além disso, o recuo do dólar ante pares e dos juros dos Treasuries de longo prazo deu um impulso adicional ao ouro. Quando a moeda americana de desvaloriza, as commodities ficam mais baratas e atrativas para quem negocia com outras divisas. No caso dos títulos públicos dos EUA, o metal precioso ganha atratividade quando esses ativos entregam menos juros aos investidores.