Últimas notícias

Ouro fecha em baixa, com menor cautela e dólar fortalecido após dados

Sessão foi marcada pela divulgação de indicadores dos EUA com resultados acima do esperado por analistas

Ouro fecha em baixa, com menor cautela e dólar fortalecido após dados
Foto: Evanto Elements

O contrato mais líquido do ouro fechou em baixa hoje (16), em sessão marcada pela divulgação de indicadores dos Estados Unidos com resultados acima do esperado por analistas, sugerindo um quadro de retomada econômica e reduzindo a busca do metal como um porto seguro. Além disso, um dos efeitos foi o avanço do dólar, o que tende a pressionar a commodity, cotada na moeda americana. Dessa forma, o metal fica mais caro e menos atrativo para detentores de outras divisas.

Na Comex, divisão de metais da New York Mercantile Exchange (Nymex), o ouro com entrega prevista para dezembro caiu 0,67%, a US$ 1.854,1 por onça-troy.

O movimento unilateral de valorização do ouro desde a decisão política do Federal Reserve (Fed) de 3 de novembro perdeu força, aponta Edward Moya, analista da Oanda. “Os preços do metal estão entrando em modo de espera para ver os investidores aguardando novos sinais de que a inflação vai esquentar e durar por mais tempo”, avalia, apontando ainda que dados de vendas no varejo e produção industrial melhores do que o esperado da China diminuíram o apelo por portos seguros. Nesta manhã, os mesmos indicadores para os Estados Unidos vieram acima do projetado, reforçando um maior apetite por risco.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Com o avanço recente do dólar, o Commerzbank lembra que o ouro em euros ficou cotado no seu maior nível em 12 meses. Neste quadro, o TD Securities avalia que o metal amarelo continua a ser uma proteção ideal contra os crescentes “ventos estagflacionários”, mas o “cabo de guerra entre as leituras de inflação alta e os preços de mercado” não foi definitivamente concluído.