Últimas notícias

Ouro fecha em queda em meio a tentativas de paz na Ucrânia

Contrato futuro de ouro mais líquido fechou em queda na véspera da decisão de política monetária do Fed

Ouro fecha em queda em meio a tentativas de paz na Ucrânia
Foto: Evanto Elements

O contrato futuro de ouro mais líquido fechou em queda hoje, na véspera da decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), que deve elevar a taxa básica de juros para conter a inflação. Sinais de que Ucrânia e Rússia continuam em negociações para encerrar o conflito atualmente em curso ajudaram a atenuar a demanda pela segurança do metal precioso.

Na Comex, divisão de metais da New York Mercantile Exchange (Nymex), o ouro com entrega prevista para abril encerrou a sessão em baixa de 1,59%, a US$ 1.929,70 a onça-troy. Após a acentuada escalada no início da mês, após invasão russa do território ucraniano, a commodity metálica absorve as perspectivas por uma possível solução para as disputas bélicas.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, admitiu hoje que entende que não tem porta aberta para a adesão à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), um aceno a uma das principais exigências de Moscou. Segundo o analista Jeffrey Halley, da Oanda, esse cenário reduz o apelo do ouro como reserva de segurança.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Intensificando os problemas do ouro, o mercado parece estar acordando tardiamente para as implicações de uma reunião hawkish do Comitê Federal de Mercado Aberto FOMC nesta semana, e o aumento nos rendimentos dos Treasuries não ajudará a causa do ouro”, avalia. Para ele, o ativo só retomará a marca de US$ 2 mil a onça-troy se houver uma marcada deterioração nas tensões.